Selo Unale
Divaneide Basílio
Atividades Parlamentares:

1º mandato

Partido: Partido dos Trabalhadores
Data de Nascimento: 30/05/1978
Telefone de Contato: 3232-0704 / 3232-0705
E-mail: mandato.diva@gmail.com

Filha de trabalhadores rurais, nascida em Pedro Avelino, a deputada Divaneide Basílio vive em Natal desde os quatro anos de idade. Quando criança, atuava nos movimentos culturais e comunitários do Conjunto Santa Catarina e da Igreja Católica na Paróquia Santa Maria Mãe, Zona Norte de Natal, onde mora até hoje.

Na juventude, integrou a Pastoral de Juventude do Meio Popular (PJMP) e a Rede de Jovens do Nordeste. Foi a primeira da família a ingressar em uma universidade pública federal, a UFRN, onde concluiu doutorado em Ciências Sociais, pesquisando a juventude rural.

Durante os anos 1990, destacou-se nas lutas pelos direitos da juventude e na Rede de Jovens do Nordeste. A partir dessa trajetória, ocupou a chefia de gabinete da Secretaria Nacional de Juventude no governo Dilma.

É mãe de Gabriela, Maria Rita (in memoriam), José e Mateus. Em 2019 assumiu mandato de vereadora na Câmara Municipal de Natal, tornando-se a primeira vereadora negra da capital potiguar. Nas eleições seguintes, em 2020, foi a mulher mais votada da cidade, com 5.966 votos.

Em 2022 foi eleita deputada estadual, repetindo, pela segunda vez, o feito de ser a mulher mais votada da capital potiguar e região metropolitana. Identifica-se com as causas da juventude, comunidade negra, mulheres, inclusão, movimentos sociais e de trabalhadores e o direito à cidade.

Acesso Rápido