Deputados

Kelps Lima

Atividades Parlamentares:

3° mandato

Partido:

Partido da Solidariedade (Solidariedade)

Data de Nascimento:

16/03/1972

Grau de Escolaridade:

Ensino superior completo

Telefone de Contato:

(84) 3232-6994

E-mail:

kelpslima@uol.com.br

Kelps Lima nasceu em Natal, em 1972, no bairro do Alecrim. Oriundo de uma família simples mudou o rumo de sua vida através da Educação. Formado em Direito tem especialização em Gestão Pública e é mestrando em Políticas Públicas, todos pela UFRN. Advogado habilitado pela OAB/RN em 1997, se tornou notável advogado do Estado.

Kelps sempre teve como maior sonho participar ativamente do processo político de transformação de seu Estado. Após consolidar sua carreira profissional como advogado, resolveu fazer valer sua maior vocação de ser um homem público. Na área pública, Kelps foi Secretário de Mobilidade Urbana da Prefeitura do Natal e Secretário Extraordinário no município de São Gonçalo do Amarante, onde foi o responsável pela elaboração do Plano Municipal de Transporte.

Como secretário de Mobilidade Urbana, entre janeiro de 2009 e março de 2010, Kelps Lima criou o Projeto Via Livre, que foi eleito, em 2009, o melhor projeto de mobilidade urbana do Brasil em concurso realizado pela Câmara dos Deputados, em Brasília. Foi também nesse período que criou o Projeto Passe Livre, onde o passageiro pode fazer duas viagens de ônibus pagando apenas uma passagem.

O projeto Via Livre foi o marco de uma nova forma do município de Natal encarar o problema de trânsito e transporte público, reunindo esses dois aspectos da vida social num único conceito, o de mobilidade – equilibrando interesses coletivos de pedestres, carros particulares, ciclistas, caminhões, taxis, ônibus.

Em 2010 foi candidato a deputado estadual obtendo 29.956 votos, ficando na primeira suplência e assumindo o primeiro mandato, com a renúncia de um deputado, em dezembro de 2012.

Com apenas um ano e meio de mandato, sem fazer parte dos grandes grupos líticos do Estado e fazendo uma campanha focada nas redes sociais, Kelps foi reeleito em 2014, com surpreendentes 59.619 votos (o quarto mais votado na eleição).

Em 2016, concorrendo à sua primeira eleição majoritária, Kelps foi o segundo colocado na disputa para prefeito de Natal, com 47.576 votos, entrando na história como o primeiro candidato a gravar seus vídeos eleitorais 100% pelo telefone celular. Também inovou a fazer uma campanha sem carro de som, sem usar papel e gravando seu programa eleitoral de TV usando apenas o seu telefone celular. Embora tenha feito a campanha mais barata e inovadora, suplantou grupos políticos tradicionais da capital do Estado. Em 2018 foi reconduzido ao cargo parlamentar na Assembleia.

A defesa da discussão em torno da modernização e profissionalização da gestão pública é o principal tema do mandato de Kelps. Assuntos nunca trazidos ao público pelos políticos como: políticas de tecnologia de informação, logística, modernização do sistema de compras, impessoalidade, estabelecimento de índices de desempenho e meritocracia, deixam claro a busca pela modernização na forma de fazer política e de gerir a máquina pública.

VOLTAR