NOTÍCIAS DA ASSEMBLEIA

Importância da Conferência Nacional de Saúde é tema de audiência

Notícias | Publicado em: 03/06/2019

Por proposição do deputado Francisco do PT, a importância da 16ª Conferência Nacional de Saúde foi tema de audiência pública na Assembleia Legislativa. O evento foi realizado na tarde desta segunda feira (03) e contou com a participação dos diversos setores ligados a saúde pública, bem como defensores do Sistema Único de Saúde (SUS).

A 16ª Conferência Nacional de Saúde ocorrerá entre os dias 4 e 7 de agosto de 2019, em Brasília, com a finalidade de encaminhar propostas para definição dos rumos da Saúde Pública no Brasil. De acordo com o deputado propositor da audiência, o evento vai chamar a atenção da sociedade para a importância da conferência enquanto instrumento de defesa do SUS.

“A 16ª Conferência Nacional de Saúde pode ser um marco de luta contra o desmonte das conquistas sociais. É preciso chamar a atenção da sociedade para defender os direitos garantidos pela constituição. Sabemos que o SUS é o sistema que atende a população mais carente, portanto, precisamos nos unir para impedir o desmonte que está acontecendo em âmbito nacional”. Declarou Francisco do PT.

A presidente do Conselho Estadual de Saúde, Geolípia Jacinto, criticou a situação da saúde pública quanto a estrutura de atendimento nas unidades. “A saúde é um direito de todos e dever do Estado, mas isso não está acontecendo. Temos hospitais lotados, pacientes nos corredores, falta de profissionais. Precisamos ampliar a relação defesa da saúde e direitos fundamentais no sentido de garantir, não apenas saúde, mas todos os diretos sociais previstos na constituição. ” Defendeu Geolípia.  

O secretário geral da 16ª conferencia, Geordeci Meneses, disse esperar que a conferencia seja um divisor de águas na luta em favor do SUS. “Esse momento faz com que esse evento ganhe uma importância ainda maior. Será o primeiro grande evento desde o início desse governo, portanto ele tem que ser um sucesso para enfrentar o desmonte que está acontecendo. ” Disse.

Para o secretário de Saúde Pública do Estado, Cipriano Maia, o caminho para defender o que chama de desmonte das políticas sociais patrocinado pelo Governo Federal é a união. “Estamos em um momento desafiador diante do congelamento dos recursos destinados as áreas sociais. O caminho para reverter essa desconstrução é a mobilização social com cidadania ativa nos diversos setores da sociedade. ” Argumentou o secretário.

Além da importância da 16ª Conferência Nacional de Saúde, a audiência pública também fez o lançamento da Conferência Estadual de Saúde do RN, que será realizada nos dias 11, 12 e 13 de junho, tendo como coordenação geral o Conselho Estadual de Saúde e presidida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte.

 

 

Álbum Relacionado

AL - Audiência Pública. Lançamento da etapa estadual da conferência de saúde do RN. 03.06.2019 Ft. Eduardo Maia

VOLTAR