Selo Unale
Allyson apresenta Projeto de Lei para agilizar exames que diagnosticam câncer

11/04/2019

O deputado Allyson Bezerra se pronunciou, na sessão desta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa, sobre um Projeto de Lei de sua autoria, apresentado à Mesa Diretora da Casa, que assegura, caso seja aprovado, através do Sistema Único de Saúde, no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte, a realização, em no máximo trinta dias, dos exames necessários à confirmação do diagnóstico de neoplasia maligna. A proposição visa possibilitar a realização de exames em tempo dos pacientes encontrarem a cura da doença.

“Temos uma lei federal que assegura o tratamento iniciado em até 60 dias após ser diagnosticado. O problema é que o diagnóstico, muitas vezes sai meses, e até anos depois de iniciada a doença”, afirmou o deputado ao justificar a necessidade da lei estadual. Segundo Allyson, o tratamento tardio é um dos maiores fatores de mortalidade pelo câncer, e a principal razão que retarda o tratamento é a demora na realização dos exames específicos para a comprovação do diagnóstico.

De acordo com o projeto apresentado pelo deputado, o quadro atual, no âmbito do SUS, revela que os pacientes com sintomas e sinais claros de câncer esperam por meses até que os exames sejam realizados. “É importante destacar que o tratamento tardio das neoplasias malignas, além de agravar as doenças, implica menores possibilidades de cura, tratamentos mais dolorosos, com maiores sequelas e custos mais elevados para o SUS”, justifica Allyson em sua proposição.

Álbum de fotos

Acesso Rápido