Qualidade de Vida no Trabalho: compromisso da Assembleia Legislativa com servidores e Deputados
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte reafirma seu compromisso com a valorização e o cuidado com os servidores e deputados, promovendo ações voltadas à saúde, ao bem-estar e à melhoria das condições de trabalho. Com essa finalidade, foi criado ainda em 2018, por meio da Resolução nº 101 o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, como parte de uma política institucional voltada à promoção de um ambiente mais saudável, produtivo e acolhedor.
Em 2024, a partir da Resolução nº 080, o Programa foi oficialmente transformado em uma unidade administrativa, vinculada à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), ganhando nova estrutura, mais autonomia e alinhamento com o planejamento estratégico da Casa Legislativa. Essa mudança marcou um avanço importante: a criação do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho, com a missão de coordenar projetos e implementar ações que contribuam efetivamente para um ambiente organizacional mais humano, saudável e seguro.
A atuação do Núcleo envolve o trabalho conjunto com outras unidades da Diretoria de Gestão de Pessoas, como a Coordenadoria de Saúde e Segurança no Trabalho e o Núcleo de Engenharia e Segurança do Trabalho. Essa cooperação é essencial para a realização de diagnósticos institucionais, propostas de melhorias contínuas nas rotinas laborais e intervenções ergonômicas e psicossociais que beneficiem toda a equipe da ALRN.
Ao investir na saúde integral e na valorização do servidor, a Assembleia Legislativa demonstra responsabilidade institucional e compromisso com a excelência dos serviços prestados à sociedade potiguar. A qualidade de vida no trabalho é parte estratégica do fortalecimento do capital humano, pilar essencial para o bom funcionamento do Poder Legislativo do Rio Grande do Norte.