Selo Unale
Audiência Pública debate incidência de câncer na Região do Seridó

23/04/2019

Em audiência pública sobre a incidência de câncer na Região do Seridó, a professora e pesquisadora Tirzah Bras cobrou financiamento para os projetos de pesquisa desenvolvidos pelas instituições. De acordo com a pesquisadora, a prevenção ao câncer depende de incentivos e os projetos estão esperando financiamento.

“É importante pesquisar para entender a incidência de câncer. Os projetos dispõem de pessoas, de pesquisadores, pacientes e médicos. É uma vergonha deixar de conduzir os estudos por falta de verbas. ” Declarou a professora.

O secretário adjunto de saúde do Estado, Dr. Petronio Spinelli reconheceu que há uma crise de provimento de profissionais para os municípios, no âmbito da saúde pública. Quanto a prevenção, o secretário criticou os cortes de verbas para a pesquisa.

“O corte no financiamento para a pesquisa é grave e provoca um grande impacto. De modo que precisamos aprofundar o dimensionamento por meio de estudos no sentido de buscar financiamento junto as instituições. ”  Afirmou o Spinelli.

Preocupado com a ocorrência de câncer na Região do Seridó, o deputado Vivaldo Costa, propositor da audiência, disse se surpreender com a grande incidência de câncer na região.

“A incidência de câncer no Seridó, principalmente, o câncer de estomago é maior do que eu imaginava. A prevenção é algo que devemos fornecer a população devido a sua importância para o tratamento. Eu tive um câncer há 15 anos e antes de surgirem os sintomas fiz o tratamento, portanto, o diagnóstico antecipado é de fundamental importância para a cura. “ Declarou o deputado.

O evento foi proposto visando discutir o aumento da ocorrência de alguns tipos de Câncer na população do Seridó com base em um projeto realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Liga Contra o Câncer.

Por meio do projeto foi realizado um mapeamento de mutações genéticas, identificadas a partir de consaguinidade, visto que, na região Seridó há diversos casos de casamento entre parentes gerando, com isso, o aumento da incidência de alguns tipos de câncer.

O objetivo da Audiência Pública foi discutir e buscar a melhor solução para o problema objetivando a realização de mutirão de exames para diagnóstico precoce, dos diversos tipos de câncer, em especial, daqueles identificados no Projeto. Para os debatedores, além do investimento governamental, é importante buscar financiamento também no setor privado tendo em vista que os projetos estão prontos para serem executados e desenvolvidos com o objetivo de salvar vidas.   

 

Álbum de fotos

Acesso Rápido