Deputado Allyson destaca credenciamento de dez leitos de UTI no SUS em Mossoró

16/05/2019

O tema saúde foi predominante durante o pronunciamento do deputado Allyson Bezerra (SDD) na sessão plenária desta quinta-feira (16). O parlamentar destacou o credenciamento de dez leitos de UTI do Hospital São Luiz, em Mossoró, para atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O credenciamento foi aprovado pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB), formada por estado e município, no caso, Mossoró. Agora o processo seguirá para Brasília.

“Assim que assumimos o mandato, visitamos a unidade. De fevereiro para cá, estivemos em audiências e buscamos de diferentes formas esse credenciamento. Houve reunião dos gestores, do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde e o credenciamento foi aprovado ontem”, afirmou o parlamentar.

Allyson afirmou que o processo para credenciamento, pelo SUS, dos leitos de UTI do hospital estava parado há mais de dois anos, envolvendo a prefeitura de Mossoró e a Secretaria de Saúde do RN (Sesap). “Ainda temos pacientes sofrendo com a falta de leitos de UTI, mas já é uma vitória do povo potiguar”, comemorou o deputado, que elogiou a estrutura do hospital.

O deputado também citou projeto de lei de sua autoria, aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Casa (CCJ), esta semana, que obriga o Estado a fornecer o diagnóstico de câncer em até 30 dias. O projeto continua em tramitação até chegar a votação em plenário. O parlamentar pretende, com a iniciativa, beneficiar pacientes oncológicos, que são prioridade. Lei federal prevê que a partir do diagnóstico, o tratamento seja iniciado em até 60 dias.