Assembleia lança a 16º Conferência anual da Unale em sessão solene, nesta terça-feira

24/04/2012

“Será a maior e a melhor Conferência já realizada no Brasil”. A afirmação é do presidente da União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale), José Luís Tchê sobre a 16ª Conferência da instituição, que acontecerá em Natal e deverá reunir cerca de 1.500 pessoas. O evento foi lançado na manhã de hoje (24), no plenário da Assembleia Legislativa, ocasião em que foi apresentada a  programação da Conferência, que tem como tema “Matriz energética e as alternativas para o futuro”. O evento acontecerá no Centro de Convenções nos dias 29 e 30 de maio e 1º de junho.

Para o presidente da Assembleia, o deputado Ricardo Motta Ricardo, a 16ª Conferência da Unale irá projetar o Rio Grande do Norte para o resto do Brasil e para o mundo, tendo em vista que o evento contará com a presença de parlamentares de 30 países. “O momento é de agradecer. Será uma honra para nós receber esse evento. Além disso, é uma satisfação pessoal em poder abraçar os colegas deputados de diversos estados e outros países. É um evento importante, pois precisamos estar de mãos dadas para fazer com que o Legislativo seja mais transparente”, afirmou.

O presidente da Unale, José Luís Tchê, destacou a importância da troca de experiência com os parlamentares do Brasil e dos outros países, falou sobre os temas que serão debatidos durante a Conferência e elogiou o presidente Ricardo Motta pela articulação ao trazer o evento ao RN. “Faltam 35 dias para dar início ao maior evento do Legislativo já realizado em Natal. O tema ‘Matrizes Energéticas’ encontra nesse Estado um dos mais fortes terrenos. A velocidade as mudanças na economia mundial, exige uma busca constante de novas tecnologias que possa assegurar o equilíbrio entre o desenvolvimento e o mio ambiente”, disse.

Entre os assuntos que serão debatidos na Conferência estão as dívidas dos Estados com a União. “É um tema que interessa não só aos deputados, mas aos prefeitos e vereadores. Será um debate de extrema importância”, afirmou Luís Tchê. Outro assunto destacado pelo presidente da Unale é a Copa do Mundo de 2014, que também será alvo de discussões. “O prefeito da cidade Joanesburgo, na África do Sul foi convidado para participar de uma mesa redonda. Além dele, os deputados federais Romário e Roberto Dinamite já confirmaram presença.

O presidente da Comissão Organizadora da Conferência, o deputado Gustavo Fernandes disse que 2012 é um ano especial para o Legislativo potiguar, por sediar um dos maiores eventos da América Latina. “Sinto-me honrado em representar a Assembleia do RN junto à Unale. Gostaria de parabenizar o presidente desta Casa, Ricardo Motta, que é um entusiasta e trabalhou fortemente para trazer o evento para Natal. A Conferência terá temas importantes, além de ser o momento ideal para troca de experiências. Assim, estaremos contribuindo para o fortalecimento da democracia e o aperfeiçoamento da atuação do Legislativo”, declarou.