Deputados destacam importância dos que se dedicam ao ensino no dia do professor

15/10/2019

Em seu Pronunciamento, na sessão ordinária, desta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Francisco PT homenageou os professores. Francisco do PT é professor há 3 décadas e exerceu essa função em sala de aula durante 20 anos. Também se pronunciaram sobre o tema: Vivaldo Costa (PSD), Hermano Morais, Getúlio Rêgo (DEM) e Allyson Bezerra (SDD)

“Eu não poderia deixar de parabenizar aos meus colegas, ativos e aposentados por esse dia. Já fui professor de ensino fundamental, médio e já tive a experiência de ser professor de Universidade privada aqui em Natal”, disse o deputado.

Francisco do PT, destacou durante o seu pronunciamento a origem do dia do professor. “A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o ensino elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores”, relatou o parlamentar

No ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas. Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682, que, em seu art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”. O responsável por aprovar esse decreto foi o presidente João Goulart.

O parlamentar ressaltou a bravura de cada professor que luta pela melhoria da educação. “Chamo atenção das autoridades e da sociedade em geral para valorização dos professores que lutam em sala de aula e nas ruas para melhoria de sua classe e da educação. Nenhuma nação se desenvolve se não entender que a educação não é um gasto e sim um investimento. Precisamos melhorar as condições de trabalho, os salários, fazer concursos públicos e não aceitar o Future-se e as Escolas Cívico-Militares”, destacou Francisco do PT.

Em aparte o deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM), parabenizou Francisco do PT por mesmo fora de sala de aula lutar pela valorização dos professores. “Eu sou extremamente solidário com todos que exerce o papel do professor. Hoje o Rio Grande do Norte é governado por uma professora. Eu faço um apelo para que a governadora Fátima Bezerra (PT) procure fazer o pagamento dos salários de professores aposentados essa é a melhor homenagem”, desse o deputado.

O deputado Allyson Bezerra (SDD) também usou a tribuna da Assembleia Legislativa para destacar a importância do professor na vida de todo cidadão que busca, através da educação, uma vida digna e melhor. “Hoje me dirijo a todos os professores do Estado, que é a profissão que forma todas as outras. Não há como evoluir, crescer, se tornar um bom profissional sem passar por um professor”, homenageou.