Com 1685 participantes, Conferência da Unale registra recorde

01/06/2012

A última noite da XVI Conferência Anual na União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale) foi de comemorações: “Conseguimos reunir o maior público de todos os encontros, 1625 participantes, e também o maior número de presidentes de Assembleias presentes”, anunciou o presidente da Unale, o deputado acriano José Luis Tchê, ao ser chamado ao palco das apresentações culturais no Centro de Convenções de Natal. O presidente do legislativo potiguar, deputado Ricardo Motta, aproveitou a ocasião para agradecer o prestígio: “Em nome de todos os nossos deputados e também em nome do nosso Estado quero agradecer à Unale por ter escolhido Natal para sediar esse evento tão grandioso. O alto nível dos debates nos deixou certos de que o Poder Legislativo nacional está seguindo um caminho certo rumo a uma sociedade mais justa”, declarou.

Caravanas legislativas de todo o país se confraternizaram na noite que contou com três atrações culturais.  A primeira delas foi a Orquestra Casa Talento que tem como principal diferencial um repertório que funde o clássico e o pop rock. Composta por 50 músicos, o grupo faz parte do projeto social Casa Talento que busca oferecer o ensino básico de música para estudantes da rede pública de ensino. A orquestra já se apresentou no programa Altas Horas, da Rede Globo.

Em seguida, se apresentou o grupo Bumba Meu Boi – Manoel Marinheiro, referência na arte e folguedos populares do Rio Grande do Norte. Seus integrantes são divididos em dois grupos: os Enfeitados e os Mascarados e fazem parte deles personagens como o mestre, os galantes e a dama, todos usando roupas coloridas e com fitas. Já falecido, o mestre Manoel Marinheiro, oriundo de uma família tradicional de mestres em boi-de-reis, é o símbolo de uma época de ouro do folclore potiguar.

A congressista Fabiana Silveira, assessora da Assembleia de São Paulo, ficou encantada com o boi-de-reis: “Nunca tinha visto uma manifestação cultural tão simples e ao mesmo tempo tão rica de detalhes! O colorido, as músicas entoadas, foi tudo muito bonito de se ver”, disse, prometendo voltar a Natal outra vez com mais tempo para aproveitar a cidade.

O show de Dominguinhos encerrou a confraternização. O sanfoneiro, que teve Luiz Gonzaga como um dos seus mestres, interpretou músicas conhecidas do público como Isso aqui tá bom demais, Abri a porta e De volta pro aconchego. Dominguinhos já ganhou diversos prêmios, como Grammy Latino, Prêmio Tim de Música Brasileira e Shell de Música. “A qualidade dos shows está tão boa quanto a dos temas que debatemos aqui durante esses dias. Acho que estamos encerrando em alto estilo”, disse Luísa Motta, servidora da Assembleia do Mato Grosso.

Mudança de mandato

Uma eleição para a nova diretoria da Unale (2012-2013) acontecerá nesta sexta, 01, ao meio-dia, encerrando a Conferência. O deputado Joares Ponticelli (PP/SC) deverá ser eleito por aclamação, já que é candidato único ao posto. Como vice-presidente deverá assumir Artagão Júnior (PMDB-PR). O cargo de secretário-geral da entidade irá para José Luis Tchê (PDT-AC).