Selo Unale
Deputado sugere programa para avaliação compulsória de motoristas de carga ou passageiros

04/06/2012

Com base nos estudos realizados pelo SOS Estradas, revelando que motoristas com problemas do sono são mais suscetíveis a acidentes quando estão dirigindo, o deputado Leonardo Nogueira-DEM encaminhou expediente à governadora Rosalba Ciarlini solicitando que seja criado o Programa Estadual de Avaliação Compulsória de Motoristas de Transporte de Carga ou Passageiros.
“Essa iniciativa visa diagnosticar e tratar problemas decorrentes da sonolência. Estudos recentes demonstram que os motoristas de transporte de carga ou passageiros apresentam sonolência excessiva durante o horário de trabalho. Ou seja, ele tem sono quando deveriam estar despertos para dirigir. A sonolência está ligada à diminuição da atenção e ao aumento do risco de acidentes”, afirmou.
Leonardo disse ainda que a pesquisa do SOS Estradas constatou que metade dos 17 mil acidentes de trânsito registrados no último ano nas rodovias não apresentava sinais de freadas no solo, o que é um indicador de que o motorista envolvido pode ter dormido ao volante sem perceber.
“A polissonografia – continuou o deputado – “é o método mais objetivo para a avaliação do sono e de suas variáveis fisiológicas. O exame é um registro completo da atividade elétrica cerebral, da respiração e de sinais indicativos de relaxamento muscular, movimentos oculares, oxigenação sanguínea, batimento cardíaco e outros. Por meio desses registros pode-se quantificar e qualificar o sono da pessoa. Diagnosticados, os problemas do sono podem ser tratados, permitindo que os profissionais do volante possam exercer suas funções com segurança.

  

Acesso Rápido