Selo Unale
Eudiane solicita contratação de psicólogos e convocação de concursados

19/06/2020

A deputada estadual Eudiane Macedo (Republicanos) apresentou requerimento solicitando contratações emergenciais de psicólogos e a ampliação da convocação dos profissionais concursados da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) para amenizar os efeitos da crise gerada pela Covid-19.

“Nunca foi tão importante cuidar da saúde mental, como nesse período de pandemia, sobretudo para os pacientes com Covid-19 e seus familiares, além dos profissionais de saúde que estão na linha de frente. Por isso, nosso mandato está solicitando à Secretaria Estadual de Saúde a adoção de medidas visando ampliar o quadro de psicólogos, tanto de forma temporária, como também de preenchimento das vagas efetivas disponíveis. Esperamos contar com a sensibilidade da Sesap”, declarou nas redes sociais.

O texto da proposta enfatiza, de acordo com documento das Nações Unidas, que a pandemia de Covid-19 está destacando a necessidade de aumentar urgentemente o investimento em serviços de saúde mental devido ao aumento maciço nos sintomas de depressão e ansiedade em vários países. Além disso, as medidas para ficar em casa têm um risco aumentado de as crianças testemunharem ou sofrerem violência e abuso, assim como as mulheres e idosos.

“O objetivo é dar atenção especial aos impactos na saúde mental da população, uma vez que o isolamento social, o medo de contágio e a perda de membros da família são agravados pelo  sofrimento  causado pela  perda  de  renda  e,  muitas vezes, de emprego”, finalizou.

Acesso Rápido