Deputado destaca desempenho de Mossoró na avaliação do IDEB

22/08/2012

O deputado Leonardo Nogueira-DEM destacou nesta quarta feira (22) o desempenho das escolas de Mossoró na avaliação do IDEB, divulgada recentemente pelo Ministério da Educação por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.
“A rede municipal de ensino de Mossoró obteve bons resultados. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB, nos anos iniciais, foi 5,1, superando a meta para este ano em 27%. Nos anos finais do ensino fundamental foi de 4,1, superando a meta em 14%. No caso dos anos iniciais a média foi maior do que a média nacional e alcançou a meta prevista para 2019. Nos anos finais, o crescimento foi significativo, passando de 2,9 para 4,1, enquanto a média nacional cresceu de 4,0 em 2009 para 4,1 em 2011”, afirmou.
Leonardo Nogueira disse ainda que cinco escolas de Mossoró ficaram entre as onze melhores do Estado, com IDEB superior a 6,0 ou a média nacional. Nos anos finais, das escolas públicas, as seis melhores médias são de escolas municipais. “Esse crescimento sinaliza um grande esforço dos profissionais da educação e avanço nas práticas educativas”, acrescentou.
Segundo o parlamentar, o resultado positivo é produto de uma política educacional definida em 2008, por meio de planejamento estratégico, com foco no aluno, cujas estratégias incluem ampliação de investimentos em infraestrutura física e de apoio pedagógico e na capacitação e formação continuada dos profissionais da Educação.