Selo Unale
Dia do Soldado é celebrado em sessão solene de homenagem ao Exército Brasileiro

23/08/2012

 O amor a pátria e o desejo de servir o país a fim de contribuir para seu desenvolvimento deram o tom dos discursos na sessão solene em homenagem ao Exército e Dia do Soldado, realizada na manhã desta quinta-feira, 23. O presidente da Assembleia Legislativa e propositor da homenagem, deputado Ricardo Motta, disse que a data é de muita alegria e destacou a honra de poder homenagear a instituição e todos que a compõe.


“Me alegra a oportunidade de prestar esta homenagem a todos os soldados que fazem parte do Exército pelo seu grandioso dia e em especial aos que desempenham as suas atividades em solo potiguar. Porque soldados são todos aqueles que integram as fileiras do Exército e para sempre, independente da patente que ostentam em suas fardas”, destacou.

O deputado lembrou um pouco da história da data, instituída em homenagem ao patrono do Exército, o Marechal Duque de Caxias, que lutou pela Independência do Brasil, pacificou províncias e por isso mesmo passado à História como "O Pacificador". O trabalho de proteção realizado pela instituição também foi destacado. “O Exército brasileiro vem atuando com louvor, dedicação e disciplina na sua missão de defender a Pátria. Ao garantir a lei e a ordem, contribui para que os brasileiros se sintam mais seguros e protegidos”.

Como exemplo, o deputado citou a recente participação no processo de pacificação da comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro. “Fato que os brasileiros e o mundo inteiro acompanharam com atenção em cada desdobramento. O Exército teve sua importante participação, juntamente com outras forças de paz, devolvendo a Rocinha a sua gente, que vivia numa terra sem lei. E mais do que isso, devolveram aos moradores a tranquilidade de poder conduzir suas vidas sem a interferência da bandidagem”.

O general Carlos José Ignácio agradeceu a homenagem prestada pela Casa em nome do Exército. “Receber esta homenagem da Assembleia Legislativa nos deixa envaidecidos e orgulhosos. Todos nós, homens e mulheres que envergamos uniformes do Exercito Brasileiro. Essa homenagem mostra a perfeita interação entre nossa instituição e esta Casa. Essa interação é importante para o progresso do estado e consequentemente do nosso país”, discursou.

O general destacou os predicados do patrono Duque de Caxias, almejados e seguidos pelos soldados homenageados. “Ao reverenciarmos o dia do soldado estamos homenageando o homem brasileiro na sua dedicação a pátria e desprendimento pelo desenvolvimento da nação. Pessoas simples que vão aos quarteis com satisfação e orgulho de estarem seguindo o exemplo de Duque de Caxias, expressão maior do soldado brasileiro. Os soldados brasileiros representam um todo, formado por diversos brasileiro de diversas etnias e realidades sociais. Ser soldado é ter o sublime ideal de servir a pátria”, finalizou.

Acesso Rápido