TV Assembleia terá programação especial na 2º Semana de Mobilização Social pela Educação no RN

18/09/2012

Durante a 2ª Semana de Mobilização Social pela Educação no Rio Grande do Norte, que foi iniciada ontem (17), a TV Assembleia terá uma programação especial, com reportagens e vídeos sobre o tema. A iniciativa é da deputada estadual Gesane Marinho, por meio da Lei nº 9503, de julho de 2011, e a ideia da data é estimular a parceria família e escola como um caminho para melhorar a educação no Brasil. A minuta desse Projeto de Lei será enviado para as 167 câmaras municipais do Rio Grande do Norte, com o objetivo de interiorizar as ações, mobilizando também as escolas das redes municipais.

De acordo com a legislação, aprovada no ano passado, ficou estabelecida a semana e o dia da Mobilização pela Educação, em homenagem ao nascimento do educador nordestino Paulo Freire. “Pais mais presentes, que acompanhem de perto a vida escolar de seus filhos, são capazes de cobrar da escola o cumprimento de seus deveres. Esta parceria é fundamental para a formação integral das crianças. Estamos atendendo, com isso, a um chamado do próprio Ministério da Educação e da Cultura (MEC).”, observa a deputada Gesane Marinho.

A parlamentar participou da abertura da Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação, organizada pelo Comitê de Mobilização Social pela Educação, que ocorreu ontem (17), às 8h30, na Escola Presidente Kennedy, em Lagoa Nova, juntamente com o representante do Ministério de Educação e Cultura (MEC), Francisco das Chagas Fernandes, a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, e a presidente do Comitê, Ione Campos. A lei da deputada Gesane é a primeira legislação estadual sobre a matéria do Brasil.