Deputado propõe criação de gabinetes de gestão integrada no campo da segurança

24/09/2012

O deputado Leonardo Nogueira-DEM está solicitando do secretário da segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha a formação de Gabinetes de Gestão Integrada Municipal-CGIM em todos os municípios do Rio Grande do Norte.
Os Gabinetes têm por objetivo promoverem a articulação dos diversos órgãos competentes na área de segurança pública para a proposição de ações integradas de combate à violência e à criminalidade.
Justificando o requerimento que encaminhou por meio da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o parlamentar disse que a Constituição Federal de 1988 marca o processo de descentralização das ações governamentais em áreas como educação, assistência social, saúde e segurança, passando para os municípios a responsabilidade pelas proposições e execuções dessas ações.
“Este requerimento, com o foco no enfrentamento da violência e criminalidade no nosso Estado, através de projetos que articulam políticas de segurança com ações sociais, está atento para a descentralização das ações incentivando a gestão da segurança pública a partir do município”, afirmou.
Segundo Leonardo Nogueira essas unidades vão promover a articulação dos diversos órgãos competentes para a proposição de ações integradas de combate à violência e dar condições de trabalho para as equipes multidisciplinares do PÇRONASCI, que serão compostas de assistentes sociais, psicólogos, educadores e pedagogos.
Leonardo disse ainda que será promovida uma maior articulação entre as diferentes forças de segurança – Polícia Civil, Policia Militar, Polícia rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e secretaria de Segurança Pública.