Médicos recebem homenagem da Assembleia do RN

16/10/2012

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realiza sessão solene hoje (17) em homenagem ao Dia do Médico, atendendo ao requerimento do deputado Getúlio Rêgo, do Democratas. A cerimônia acontece às 9h, no Plenário Clóvis Motta, com a presença de representantes da Associação dos Médicos do RN, Sindicato dos Médicos, diretores de hospitais, secretários estadual e municipal de saúde, além dos profissionais da saúde e do Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Norte (CREMERN), Jeancarlo Cavalcante.

“Manifesto meu total aplauso ao desempenho desses profissionais, pela sua importância no contexto social e missão nobre que desempenham. Infelizmente a categoria ainda não tem reconhecimento por parte do poder público, falta uma remuneração digna. O curso de medicina é um dos de maior longevidade e o padrão de remuneração da categoria é abaixo das carreiras jurídicas, por exemplo”, declarou o deputado Getúlio Rêgo.

O dia 18 de outubro é considerado o Dia do Médico em muitos países, como Brasil, Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos. A data foi escolhida por ser o dia consagrado a Lucas, o "amado médico", segundo o apóstolo Paulo. Lucas teria estudado medicina em Antioquia, além de ser pintor, músico e historiador; considerado um dos mais reconhecidos intelectuais discípulos de Cristo. A tradição de ter Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV.