Assembleia presta homenagens a militares que integram Missão de Paz no Haiti

30/10/2012

Na sessão solene para homenagear os militares do RN que integração o Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT1), que seguirá para missão de paz no Haiti, o presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ricardo Motta (PMN), destacou a índole pacífica do povo brasileiro e a bravura dos potiguares, abrindo mão da segurança em seu próprio país e do conforto no convívio de familiares para participar ativamente da reconstrução de outro país.

“A paz entre as nações, e dentro delas, é o objetivo assumido por muitas organizações. O povo brasileiro é por essência um povo pacífico, acolhedor e serve de exemplo para o mundo por sua capacidade de convivência com os contrários”, destacou o presidente.
Na solenidade foi exibido um vídeo especialmente feito para a ocasião pela TV Assembleia, mostrando a rotina de treinamentos dos cerca de 200 potiguares que embarcarão para o Haiti no próximo dia 6 de novembro. O presidente da ALRN mencionou, em meio ao processo de reconstrução pelo qual o país passa, o fatídico terremoto que vitimou Zilda Arns em 2011: “Uma das brasileiras que mais nos orgulhou por sua atuação social”.
Em seu pronunciamento, Ricardo Motta citou a importância de missões como estas para o engrandecimento pessoal e profissional dos participantes e mencionou como exemplo um dos integrantes da Guarda da ALRN, tenente Lavoisier, citado como uma referência entre seus pares. O militar por duas ocasiões integrou missões para reconstrução de Angola: “Se esta é uma missão nobre e que engrandece o Brasil, certamente é também uma oportunidade ímpar de crescimento pessoal e profissional para aqueles que a integram”, disse.
Comando
O comandante do Brabat, coronel Rogério Franco Rozas, agradeceu as homenagens e falou em nome dos demais militares. Disse que a oportunidade para os militares brasileiros é única para exercer a solidariedade, servir ao país e ter contato com outras nações e exércitos. Ele entregou ao presidente da Assembleia o “gorro azul”, símbolo do soldado da paz e da união de várias nações em prol da manutenção da paz.
“Em nome de todos os integrantes, gostaria de externar esses agradecimentos, iremos representar muito bem o estado do RN, ao longo dos próximos seis meses e pode ter certeza que essa placa e essa bandeira aqui recebidos serão honradas”, disse.