Vivaldo Costa solicita programa para crianças e adolescentes

16/08/2021

O deputado Vivaldo Costa (PSD) está solicitando ao governo estadual, através da Secretaria de Saúde do RN, a criação de um programa de  capacitação escolar voltado  para   crianças  e  adolescentes, a fim de que possam identificar e se prevenir de situações de violência intrafamiliar e abuso sexual.

“Infelizmente, os índices de violência em ambiente familiar ainda são crescentes e este assunto não pode ser tratado como tabu, pois a informação é a maior fonte de prevenção e instrumento para que essa terrível situação seja cada vez mais denunciada e prevenida”, justifica o parlamentar.

Sua proposição é para que, além de possibilitar a educação de crianças e adolescentes sobre situações de violência intrafamiliar e abuso sexual, esse programa possa garantir a outras pessoas de suas famílias o conhecimento sobre esta matéria.

Vivaldo citou o relatório mundial sobre violência e saúde, elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2002, que aborda a questão da violência intrafamiliar. “Esse triste fenômeno pode ser manifestado de várias formas, seja como a agressão física, abuso sexual, abuso psicológico, negligência, abandono e maus-tratos. A abordagem em ambiente escolar do conteúdo da proposta é importante, uma vez que garante a segurança aos alunos que neste ambiente se sentem protegidos e acolhidos, e dispostos a conhecer sobre diversos assuntos”, afirmou.