Deputados debatem sobre saúde, estradas, salários em dia e produção rural

15/09/2021

O deputado Vivaldo Costa (PSD) sugeriu, na sessão desta quarta-feira (15), que os deputados da oposição ao governo do Rio Grande do Norte, assistam a um vídeo onde o cientista Miguel Nicolelis fala na possível terceira onda de Covid no Brasil, a partir da variante Delta. Segundo o parlamentar, Nicolelis chamou atenção para a dificuldade financeira que o SUS poderá enfrentar para conter mais uma fase da pandemia que poderá acontecer ainda no mês de setembro.

“Vemos como a governadora Fátima Bezerra tem sido sensata, mesmo não sendo médica, se assessorando da Ciência”, disse o parlamentar, relatando a forma como o Governo do Estado vem enfrentando a pandemia. “A governadora vem lutando com unhas e dentes”, disse Vivaldo, referindo-se às dificuldades para manter o atendimento à população há quase dois anos.

O deputado Dr Bernardo (MDB) relatou a reunião que teve com a governadora Fátima Bezerra nesta terça-feira (14) acompanhado do prefeito Sabino, do município de Pilões, do vice-prefeito e de 7 vereadores, para pleitear ao governo, a execução de um trecho da estrada de acesso de Pilões à BR-226. “São 12 quilômetros que vão mudar a realidade da região”, afirmou o deputado.

O parlamentar ainda comentou, respondendo à crítica do deputado Nelter Queiroz (MDB), que a abertura da comporta do açude Rodeador, apontada pelo colega de plenário como uma decisão unilateral da governadora, foi resultado de debate com participação do Governo, do comitê de bacias hidrográficas, de prefeitos e vereadores. A abertura das comportas, segundo Dr. Bernardo, não prejudica a região, e beneficia a produção com irrigação e garantia de plantio.

Dr. Bernardo falou ainda, somando-se à preocupação do deputado Getúlio Rêgo (DEM), sobre a situação da Liga contra o Câncer de Mossoró, que enfrenta dívida por parte do Governo do Estado, que já garantiu que não interrompeu os tratamentos de quimioterapia e radioterapia. “Vou me somar no sentido de tentar resolver. Farei gestão junto ao governo do Estado”, concluiu o parlamentar que é médico.

A deputada Isolda Dantas (PT) também falou sobre o problema enfrentado pela Liga contra o Câncer de Mossoró, e informou que a dívida do Estado com a unidade que trata pacientes de câncer na região, foi mais uma herdada pela governadora Fátima Bezerra pela gestão passada. Segundo a deputada, o Governo e Liga já encontraram uma solução e o atendimento foi retomado. “Mais uma dívida da gestão passada”, ressaltou Isolda, lembrando que seu mandato já liberou emenda para a instituição.

A parlamentar se pronunciou sobre a liberação, nesta quarta-feira, da última parcela do décimo terceiro salário de 2018, que a governadora Fátima encontrou em aberto e que está quitando. “O que muitos apostavam que não seria possível”, disse Isolda, repetindo o que a governadora declarou: “Isso não é milagre, isso é gestão”.

A parlamentar lembrou ainda o que escutava no início da gestão. “Ouvia que no final do primeiro ano a gente iria sentir vergonha do governo, e hoje, quase três anos depois, eu sinto orgulho”, encerrou a deputada, anunciando que nesta quinta-feira acompanhará a governadora Fátima Bezerra em uma agenda no município de Upanema, que estará comemorando 68 anos de emancipação política.