Tomba Farias defende sistema de bonificação para estudantes potiguares na UFRN

06/10/2021

No horário das lideranças, durante a sessão plenária híbrida desta quarta-feira (6), o deputado Tomba Farias (PSDB) informou que o seu mandato está pleiteando à UFRN uma bonificação de pontos para o ingresso de alunos que completaram ensino médio em escolas públicas e privadas no RN.

“Na nossa opinião, essa medida reduz as desigualdades regionais, colaborando para acesso mais justo e amplo desses estudantes via o sistema do Sisu”, afirmou o deputado.

Tomba usou como exemplo, o vizinho estado da Paraíba, que segundo ele, já adota medida semelhante aplicando o bônus ao resultado final do exame. De acordo com a sua solicitação, os estudantes deverão comprovar residência no RN por um período pré-estabelecido que anteceda a sua candidatura aos cursos de graduação.

“Acreditamos que se acolhida, a nossa proposta contribuirá para diminuir as desigualdades regionais. O requerimento ampliará as chances dos estudantes do RN conquistarem vagas, em detrimento de alunos de outros estados que disputam vaga no ensino superior. Isso dá condição de igualdade aos que estudam aqui, que moram e que fizeram os seus cursos tanto em escolas públicas quanto privadas”, finalizou Tomba.