Vivaldo Costa pede união parlamentar no combate a seca

26/10/2021

Na Sessão Plenária desta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa do RN, o deputado Vivaldo Costa (PSD) repercutiu a notícia de que o Rio Grande do Norte passa pela sua maior seca em 90 anos, convocando seus pares a se unir em prol desse inimigo comum.

“Hoje eu venho aqui para falar sobre a maior seca dos últimos 90 anos, que está se agravando a cada dia e atingindo mais cidades do RN. Já temos 95 municípios catalogados na faixa grave da seca. Isso é muito preocupante”, disse.

Segundo Vivaldo, em matéria publicada na Tribuna do Norte, nesta terça, foi informado que as cidades da região Agreste, Trairi e Central são as mais afetadas pela falta de chuvas este ano.

“É tanto que eu enviei emendas para o Trairi, de R$ 400 mil, para perfurar poços na região, porque a situação lá é muito grave”, registrou.

O deputado falou também que recentemente a governadora Fátima Bezerra (PT) reuniu a equipe e traçou um plano estadual de convivência com a seca, destinando R$ 22 milhões para resolver o problema, pretendendo perfurar, até o final do ano, mil poços tubulares por todo o Estado.

“Mas ela sabe que também precisa dar assistência aos pequenos produtores. Por isso conseguiu recursos e vai lançar um crédito pecuário, para que o homem do campo possa, de forma simplificada, ter acesso ao recurso que precisa para cuidar do seu rebanho”, detalhou o parlamentar.

Ao final, Vivaldo Costa lembrou que em vários pronunciamentos na Casa, vem pedindo a união dos seus colegas, independente do partido, a fim de enfrentar a seca.