Selo Unale
Unale: Servidores da ALRN participam de palestra sobre os novos caminhos do Parlamento

25/11/2021

Chegando ao segundo dia de programação, a 24ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que vem sendo realizada em Campo Grande (MS), expôs nesta quinta-feira (25) uma série de painéis com temas diversos, como por exemplo o que tratou sobre "gestão de inovação com governadores" e o painel que dá nome à edição deste ano do evento: "redesenhando a modernização nos parlamentos".

O assunto é importante porque a pandemia trouxe um desafio para agir em diversas áreas. Com a dinâmica de legislar não foi diferente. Os parlamentos precisaram se inovar para manter as atividades e ações desenvolvidas pelas Casas Legislativas. 

Durante a palestra, a presidente da Unale, deputada Ivana Bastos (PSD-BA), destacou que no início da pandemia muita gente não tinha afinidade com a tecnologia. "As dificuldades eram grandes e foi preciso se reinventar, buscar tecnologia para nos apoiar e para que as casas legislativas funcionassem mesmo de forma remota", ressaltou. 

Os parlamentos estão abraçando as novas tecnologias, se modernizando e ampliando o engajamento. A recomendação é que a inovação e o apoio mútuo entre os Legislativos continuem sendo promovidos, e que as condições de trabalho flexíveis sigam disponíveis aos servidores e aos deputados.   

Presente no evento por meio de comitiva liderada pelo deputado Gustavo Carvalho, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vem acompanhando e participando das atividades simultâneas, painéis e palestras da Conferência.

Para a diretora administrativa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Dulcinea Brandão, os assuntos debatidos nos painéis são de grande importância. "Principalmente o painel 'Redesenhando a Modernização nos Parlamentos', onde tivemos a oportunidade de conhecer experiências e práticas quanto à modernização do processo legislativo, apresentadas por técnicos experientes e envolvidos neste processo, quanto à necessidade de modernizar todos os processos e entes legislativos, no sentido de aproximar os parlamentos a sociedade e às modernidades tecnológicas irreversíveis", disse Dulcinea Brandão. 

A diretora ainda chamou a atenção para os sistemas desenvolvidos pela Assembleia Legislativa do RN. "Os assuntos debatidos mostram que a ALRN está no caminho certo e com sistemas desenvolvidos pela nossa equipe de Tecnologia, portanto podemos dizer que a nossa Assembleia está avançada e no caminho da modernidade. Ficou evidente que a gestão do presidente Ezequiel Ferreira tem um diferencial em vários aspectos administrativo e legislativo e isto nos orgulha pelo reconhecimento e respeito demonstrado pelas demais Casas Legislativas do nosso País.

CNLE

A 24ª Conferência Nacional da Unale (CNLE) acontece, este ano, de forma híbrida nos dias 24, 25 e 26 de novembro com o tema “Redesenhando os caminhos do Parlamento”. O evento reúne painéis que destacam o trabalho técnico das Procuradorias, Recursos Humanos, Escolas da Assembleia, Comunicação, Secretarias Legislativas e Administrativas, TV e Rádio Assembleia e atividades legislativas.

Esse ano a Unale completa 25 anos e suas conferências se constituiem de suma importância pois viabiliza a troca de experiência entre os 27 estados do país.

Álbum de fotos

Acesso Rápido