Instituto do Legislativo Potiguar inicia ano letivo 2013

28/02/2013

A aposentada Maria do Carmo Andrade Morais, de 65 anos, foi uma das primeiras pessoas a chegar ao auditório da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira, 28, para a Aula Inaugural do Instituto do Legislativo Potiguar. Estudante do curso de espanhol, a aluna do Projeto Recomeçar preenche uma das duas mil vagas entre os 56 cursos disponibilizados pelo ILP para 2013. Durante a cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta, assinou convênios de cooperação para qualificação profissional em diversas instituições como a Polícia Militar, Arquidiocese de Natal, Hospital Walfredo Gurgel, Prefeitura de Natal, Câmaras Municipais, conselhos comunitários e ONGs.

“Optei por me dedicar aos estudos para acumular conhecimento e não ficar ociosa, depressiva. Escolhi o espanhol porque é a língua oficial dos países vizinhos ao Brasil”, declarou a aluna Maria do Carmo. Esse é um exemplo da integração do ILP com a comunidade. Mas a missão do instituto é também qualificar os servidores da Casa. Até o fim do ano, a Assembléia terá 153 servidores formados em cursos de graduação e pós-graduação. Outras dezenas de servidores estão matriculadas nos cursos de idiomas, informática e atualização funcional. “Essa elevação de escolaridade melhora o desempenho na realização do serviço e representa a ascensão na carreira”, declarou o Diretor do ILP, o professor Mizael Barreto.

O projeto Assembleia na Copa oferece cursos para profissionais do turismo, da saúde, da Polícia Militar e religiosos. Serão ofertados 14 cursos com 706 vagas para o primeiro semestre de 2013. O padre Ajosenildo Nunes, reitor do Seminário São Pedro, recebeu a parceria com entusiasmo. “O nosso sentimento é de parceria e compromisso. Estamos comprometidos com esse projeto em benefício do ensino e da cultura do nosso Estado”, disse.

O Projeto Recomeçar tem vagas para 700 alunos nos 18 cursos ofertados. Desde 2006 o Instituto do Legislativo Potiguar já formou cerca de nove mil alunos em mais de 300 cursos, seminários e eventos realizados pela instituição de ensino. O presidente da Assembleia, o deputado Ricardo Motta, anunciou a expansão do espaço físico do ILP que poderá ampliar o atendimento à comunidade. “O ILP vem cumprindo com louvor a sua proposta. A Assembleia tem a preocupação de cumprir seu papel além de legislar. A aquisição de novos conhecimentos se reflete na melhoria dos serviços no dia a dia da nossa Casa”, completou o presidente da AL, o deputado Ricardo Motta.

As inscrições para cursos do Instituto do Legislativo Potiguar devem ser feitas no ILP até o prazo de quatro dias úteis antes do início do curso. A sede do ILP fica na Rua Açu, 426, Tirol- Natal, telefones (84) 3232-1001 - Central de Atendimento, e (84) 3232-8960- setor pedagógico. A programação está disponível no site da Assembleia: www.al.rn.gov.br.