Selo Unale
A escola estadual Nestor Lima participa do Parlamento Jovem pela primeira vez

06/03/2013

 

Votação para eleger deputados mirins acontece dia 30 de maio
 
O estudante Enderson da Silva, 19 anos, nunca pensou em seguir a carreira política, mas a chance de conhecer mais de perto o funcionamento do Legislativo Potiguar despertou seu interesse. Ele é aluno do 3º ano da Escola Estadual Nestor Lima, instituição selecionada, pela primeira vez, para a 3ª edição do Parlamento Jovem. O projeto consiste na eleição 24 parlamentares com idades entre 14 e 18 anos e que estejam matriculados no ensino médio. A iniciativa é da deputada Márcia Maia (PSB) e tornou-se Lei em 2011. Desde então, jovens da rede pública e privada de ensino podem integrar o quadro de parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.  
 
“Os jovens precisam saber o que se passa no mundo da política. Muitas coisas acontecem no nosso estado, no país, e os adolescentes preferem não se envolver por acharem que aquilo não tem relação com eles”, declarou Enderson. O estudante foi um dos que acompanharam, na tarde de ontem (05) a visita da deputada Márcia Maia e dos coordenadores do projeto, entre eles o chefe do cerimonial da Assembleia, Pádua Martins. Na ocasião, eles apresentaram aos alunos do Nestor Lima a ideia do Parlamento Jovem, como acontecem todos os anos as eleições e como eles podem participar. “É um projeto sério e que mostra ais jovens do nosso Estado a atuação de um deputado estadual, pois eles podem viver o dia a dia de um parlamentar”, disse Pádua Martins.
 
 Para a diretora da escola, Ana Maria Vieira, a escolha da instituição vai mudar a rotina dos estudantes para melhor. “Fiquei muito satisfeita e agradecida. Será uma oportunidade de introduzir os jovens num universo que eles não conhecem. Eles poderão saber como é o trabalho de um deputado, o valor que isso tem para a sociedade. Além disso, ao apresentarem projetos de lei, poderão tratar de questões sociais, de cidadania. Nossa escola é muito carente e quando surge uma oportunidade dessas, os jovens ficam felizes em participar. Será muito bom para todos nós”, declarou.
 
PROJETO
 
O projeto Parlamento Jovem é uma iniciativa da deputada Márcia Maia e está na sua terceira edição, oferecendo a oportunidade de jovens conhecerem o trabalho do Poder Legislativo, desenvolvendo sua consciência política e crítica por meio do envolvimento com a representação popular através do parlamento. Os deputados mirins desenvolvem suas atividades com assistência técnica da Procuradoria Geral e Secretaria Legislativa da Assembleia.
 
Ao todo são 12 escolas selecionadas, e dois estudantes de cada uma. Os estudantes devem se candidatar até o dia 20 de março e a eleição do Parlamento Jovem acontecerá dia 30 de maio. As urnas serão levadas aos colégios e ficarão disponíveis para receber os votos das 8h às 17h.
 
 

Acesso Rápido