Selo Unale
Ezequiel solicita inspeção da Vigilância Sanitária em Currais Novos e Cruzeta

08/03/2013

A incidência de vários tipos de câncer na população da cidade motivou o deputado Ezequiel Ferreira (PTB) a solicitar, por meio da Assembleia Legislativa, uma inspeção da Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte no município de Currais Novos.
De acordo com o parlamentar, circula denúncia na imprensa da região Seridó que Currais Novos convive com risco de contaminação por metais pesados, tendo em vista a intensa atividade na área de mineração.
“O material retirado do subsolo acaba jogado na superfície e pode conter metais pesados. Moradores e estudiosos alertam para os altos tipos de câncer que a população de Currais vem padecendo”, afirmou.
Igual inspeção foi solicitada pelo deputado Ezequiel Ferreira em Cruzeta, outro município da região seridoense. Ali, a possível contaminação foi provocada pelo arsênio, que teria sido detectado em exames.
O alerta, segundo o deputado, foi feito pela ONG Baobá. Dez pessoas moradoras na cidade realizaram exames médicos e todas constavam em seus resultados de sangue uma grande concentração de arsênio.
“Segundo a Organização Mundial de Saúde, a exposição prolongada ao arsênio presente em água e comida pode provocar câncer de pele, de pâncreas e pulmão, além de abalos ao sistema nervoso, má formação neurológica, abortos, doenças do coração e diabetes”, afirmou.
Elemento químico, o arsênio  e seus compostos são extremamente tóxicos, Milhões de pessoas no mundo inteiro adoecem e morrem sem saber que a causa de suas doenças é o envenenamento crônico por arsênio. As doenças que mais matam no mundo podem ser causadas por arsênio.

    

Acesso Rápido