Galeno solicita implantação de UTI pediátrica em Hospital Regional de Pau dos Ferros

08/02/2022

Em pronunciamento durante a sessão ordinária dessa terça-feira (8), na Assembleia Legislativa, o deputado Galeno Torquato (PSD) solicitou à Secretaria de Saúde do Estado a implantação de uma UTI Pediátrica no Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros, Oeste potiguar. De acordo com o parlamentar, a região “sofre” com a ausência de uma unidade de tratamento para atendimento às crianças.

“São inúmeros os casos de patologias pediátricas naquela região e se faz urgente a implantação dessa UTI neonatal para atender as crianças mais carentes que, por muitas vezes, precisam de um atendimento de maior aporte e acabam sendo encaminhadas para outros municípios, vindo a falecer em razão dessa situação”, disse Galeno.

Segundo o deputado, duas crianças da região vieram a óbito no mês de janeiro vítimas de uma virose sem diagnóstico preciso. “Uma delas, inclusive, parente minha: Helena Maia Diógenes. Foram encaminhadas para Mossoró e infelizmente faleceram antes de receber o atendimento adequado”, lamentou Galeno Torquato, reforçando o pleito ao Governo do Estado pela instalação da UTI pediátrica em Pau dos Ferros.

“Fazemos esse apelo por um estudo de viabilidade para a implantação da unidade, haja vista a precariedade na especialidade de pediatria no Alto e Médio Oeste potiguar”, concluiu ele.