Assembleia Legislativa se instala no município de Touros

20/03/2013

O município de Touros acaba de se tornar a sede do Parlamento do Rio Grande do Norte. A população da cidade recebe, hoje (20), pela primeira vez, a Assembleia Itinerante, Projeto da Assembleia Legislativa que consiste em transferir as sessões plenárias para os municípios do Estado, como forma de aproximar a população das atividades desenvolvidas pela Casa. A governadora Rosalba Ciarlini irá participar da sessão solene de instalação da Itinerante, que vai acontecer no Centro de Turismo da cidade.

Para o prefeito de Touros, Ney Leite, a vinda da Assembleia para a cidade terá impactos positivos para a população. “Esse projeto reduz a distância que existe entre os deputados e a população. Às vezes recebemos cobranças do povo, para uma aproximação com o Legislativo Estadual. Com a Assembleia Itinerante, a população fica mais confiante, pois sabem que os políticos estão vendo de perto as dificuldades enfrentadas e também conhecem nossas belezas”, declarou.

O presidente da Câmara Municipal de Touros, o vereador Diego França declarou que a instalação da Assembleia na cidade dá visibilidade aos problemas enfrentados pela população. “Com a presença dos deputados e da governadora Rosalba Ciarlini, podemos reivindicar melhorias para a nossa cidade. Mostrar os pontos onde a população é mais carente, onde o município mais precisa de ajuda. Esse é o principal benefício da Assembleia Itinerante”, declarou o vereador.

CIDADÃ

Além da sessão plenária, onde acontecerão os debates e votações, a cidade também recebe a Assembleia Cidadã, projeto que realiza atendimentos médicos, emissão de documentos e ações sociais, como recreação para as crianças, corte de cabelo, oficinas de artesanato, entre outras. Segundo a previsão da coordenadora do projeto, Magaly Cristina da Silva, o número de pessoas atendidas nesta edição deve chegar a 20 mil. As ações acontecem hoje e amanhã no município.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Diego França afirmou que esse tipo de evento foca nas áreas onde a população mais precisa. “Eles são carentes de tudo isso. Essas atividades recreativas são importantes para as crianças, além das demais ações de cidadania. Espero que aconteçam mais vezes aqui”, declarou. Para o prefeito, o trabalho realizado pela Assembleia nas cidades do interior traz humanidade. “Esse tipo de assistência é muito necessária. A vinda dos deputados para cá e dessas equipes foi um presente para Touros, que festeja 512 anos no próximo dia 27”, afirmou o prefeito.