Francisco do PT cobra do Governo Federal a implantação do Projeto Seridó

12/07/2022

O deputado estadual Francisco do PT reuniu representantes de diferentes órgãos e instituições do Estado, nesta segunda-feira (11), para tratar da situação hídrica de Acari e Currais Novos. Evento ocorreu na Câmara Municipal de Acari, município onde fica localizada a barragem Gargalheiras, utilizada no abastecimento dos dois municípios.

Membro da Frente Parlamentar das Águas, no âmbito da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Francisco do PT demonstrou preocupação com a situação hídrica da região e cobrou ações. "Aqui foi lembrado, mais uma vez, que a solução definitiva para a região é o Projeto Seridó, mas infelizmente o Governo Federal não andou com a sua execução", lamentou o petista ao criticar as ausências de representações do DNOCS e Ministério do Desenvolvimento Regional, ambos previamente convidados.

Enquanto o Projeto Seridó não se torna realidade, Francisco do PT alerta para a necessidade de buscar alternativas emergenciais. "As águas acumuladas no Gargalheiras e Dourado são suficientes para abastecer os dois municípios até janeiro do próximo ano. Temos que nos antecipar para evitar o colapso".

O Gargalheiras tem capacidade para armazenar 44 milhões de metrô cúbicos de água, mas está com apenas 8%, já o açude Dourado, que abastece Currais Novos, cuja capacidade de acúmulo de água é de pouco mais de 10 milhões de metros cúbicos, está com apenas 18% da sua capacidade.

O prefeito de Currais Novos, Odon Júnior destacou a importância de que seja iniciada a obra da adutora definitiva (Currais Novos - Florânia) para garantir o abastecimento em caso de colapso. Já o prefeito de Acari, Fernando Antônio, por sua vez, parabenizou Francisco do PT ao considerar a iniciativa como 'oportuna e necessária'.

O secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria, avalia a possibilidade junto a CAERN da reativação da adutora de engate-rápido entre os municípios. "Essa é uma alternativa emergencial até que o Projeto Seridó saia do papel", disse.

Participaram também da audiência o presidente da Câmara de Acari, José Rivaldo, demais vereadores e gestores municipais. De Currais Novos, o vereador Mattson Ranier representou a a Câmara. Representações do IDEMA, CAERN, FETARN, ADESE, Comitê de Bacias Hidrograficas e do mandato da deputada federal Natália Bonavides também se fizeram presentes no evento.