Deputada Isolda homenageia os 60 anos de regulamentação da Psicologia no Brasil

15/07/2022

A deputada estadual Isolda Dantas (PT), aniversariante desta sexta-feira (15), festejou no plenário da Assembleia Legislativa presidindo uma Sessão Solene em homenagem aos 60 anos da regulamentação da Psicologia como ciência e profissão no Brasil. A sessão contou com a presença, compondo a mesa dos trabalhos, do subsecretário de Planejamento do Estado, Elan Miranda; da vereadora de Natal, Divaneide Basílio (PT); das presidentes dos Conselhos Federal e Estadual de Psicologia, Ana Sandra Fernandes e Ana Andrea Maux; do representante da OAB, Daniel Lacerda; e do representante dos homenageados, Rafael Ribeiro Filho.

“O Brasil foi marcado nos últimos anos por uma pandemia de condução irresponsável e pelo luto coletivo de 674 mil mortes”, disse Isolda, justificando a importância central da Psicologia. Ela citou casos que imprimem no país uma “sociedade adoecida”, como assassinatos de defensores da população indígena e da Amazônia, inúmeros assassinatos motivados pelo machismo, racismo e LGBTIfobia, e até por intolerância política como o caso recente do dirigente do PT, morto no dia de seu aniversário por um apoiador do presidente Jair Bolsonaro.

“Nesse contexto, mais do que nunca percebemos a importância central da Psicologia, profissão que traz no primeiro princípio fundamental do seu Código de Ética”, disse a deputada em seu discurso. “Hoje não há dúvidas de que o cuidado com a saúde mental já abraça muito mais cidadãos”, ressaltou Isolda. “E é nessa perspectiva que reafirmamos aqui a concepção de que todo mundo tem direito à Psicologia”, concluiu, lembrando que a Psicologia, antes uma profissão elitizada, foi reconhecida oficialmente tornando o Brasil ‘uma vanguarda nesse tema, já que poucos países possuíam legislação específica’.

De acordo com a deputada, a Psicologia tem mais de 420 mil profissionais no Brasil, e 5.786 profissionais cadastrados no Rio Grande do Norte, desses sendo mais de 80% mulheres, e entre esses profissionais, além de nomes de destaque de vários estados, foram homenageados com uma placa concedida pela deputada Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega, Ana Andrea Maux, Antônia Célia Sales Melo, Eugênio Sávio, José Vanilson Torres da Silva, Marina Angélica Silva Queiroz, Katiane Cláudia Silva, Ediana Roselly de Oliveira Gomes, Lílian Lira Lisboa e Conesça Gomes Gregório da Silva.

Falando em nome dos homenageados, o psicólogo Rafael Ribeiro falou dos direitos da categoria, da luta em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. “Nosso patrimônio que tem que ser defendido por todos nós”, disse o homenageado, lembrando a importância da profissão durante a pandemia. “Nesse momento a Psicologia não se furtou a produzir saberes e a se reinventar”. Em seu discurso Rafael Ribeiro falou em direitos, humanos e trabalhistas. “Convocamos essa Casa a se juntar contra os ataques à classe trabalhadora que tem sofrido diversos ataques”, citando entre duas pautas fundamentais para a categoria como a jornada de 30 horas semanais sem redução na remuneração e a garantia do piso salarial.

Também se pronunciou durante a sessão, a presidente do Conselho Federal de Psicologia, Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega, nordestina que citou Ariano Suassuna e Câmara Cascudo, e emocionada, falou da luta da categoria, e destacou as diretrizes da profissão para os próximos 3 anos, considerando a situação de pandemia, onde milhares de pessoas passaram a integrar o mapa da fome. Também falou da luta das mulheres e suas vitórias. “Não posso deixar de dizer que o Brasil, na última eleição, elegeu a única governadora mulher, a professora Fátima Bezerra (PT)”.

“A Psicologia faz parte da vida de milhares de pessoas, e o nosso compromisso é com a diversidade e a pluralidade, com as diferenças e os diferentes, e disso não abrimos mão”, disse Ana Fernandes, que falou de conquistas como a prestação de serviço de Psicologia e Serviço Social nas escolas.

“Eu sou autista, tenho 18 anos, meu nome é Felipe, e obrigado a todos”, disse o estudante que participou da sessão solene como pessoa que é prova da importância da Psicologia.

Além das homenagens e discursos, a sessão contou com a exibição de um vídeo sobre a profissão, e a participação de convidados recitando poesias, cantando e convocando para a luta conjunta dos profissionais com a população.

Outros profissionais foram agraciados com certificados. Além dos já citados, receberam a honraria Ana Amélia Melo, Doriana de Sousa Feitosa Setúbal, Francisco Mayccon Passos Costa, Izabel Augusta Hazin Pires, Thiago da Silva Laurentino, e Vânia Aparecida Calado.