Hermano denuncia intenção do governo de fechar APAMI de São José de Mipibu

18/04/2013

O deputado Hermano Morais (PMDB) fez um pronunciamento contra o possível fechamento da Associação de Proteção à Infância e Maternidade (APAMI) de São José de Mipibu. O parlamentar afirmou que caso a informação se confirme, vai agravar ainda mais a assistência à saúde não só no próprio município, mas nas demais cidades da região.

Na referida unidade de saúde, são feitos cerca de mil partos anuais. Hermano afirmou que vem recebendo denúncias acerca da transferência de pediatras da Apami para Natal, que, se concretizando, configuraria o interesse da gestão em encerrar as atividades. “Antes que esse fato seja consumado, espero que seja uma decisão de reorganização e de reflexão sobre o sistema de saúde”, afirmou.
            O parlamentar se disse preocupado com a possibilidade da maternidade encerrar suas atividades e trazer mais dificuldades às usuárias do SUS. “Respeito a posição de quem está como gestor. Sei que não é tarefa fácil, mas não podemos perder um serviço que funciona, pois quem vai sofrer com isso não será o secretário de Saúde, nem a governadora, mas sim a população que vai ficar ainda mais desassistida”, disse.
            A deputada Márcia Maia (PSB) também questionou a possibilidade de fechamento da maternidade e criticou a ausência de leitos de UTI neonatal e pediátrica e a crise na saúde em geral: “Qual a mãe que não quer ter seu filho na própria cidade”? Qual a mãe que não quer ter seu filho na própria cidade”?É um absurdo fechar uma maternidade. Fora isso, há um caos absoluto, onde hospitais importantes como o Santa Catarina e Walfredo Gurgel não funcionam”, disse.