Criação de Companhia Fluvial na PM é sugerida por Leonardo Nogueira

19/04/2013

A criação de uma Companhia Fluvial, no âmbito da Polícia Militar, foi sugerida pelo deputado Leonardo Nogueira (DEM) em requerimento dirigido à governadora Rosalba Ciarlini, ao secretário de Segurança e Defesa Social, Aldair Rocha e ao comandante geral da Polícia Militar, coronel Canindé Araújo, protocolado na Assembleia Legislativa, na última sessão plenária desta semana, na quinta feira última.
De acordo com o deputado, a Companhia Fluvial vai fazer o patrulhamento ostensivo com os demais órgãos policiais e de fiscalização do meio ambiente, em especial o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA.
“O Grupamento Fluvial Integrado vai garantir um salto de qualidade nas ações policiais e de proteção ao meio ambiente, desenvolvidas nos rios potiguares. A Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e IDEMA vão atuar de forma integrada em todas as operações na malha hidroviária. Haverá reforço no efetivo policial e no número de embarcações adequadas para esse tipo específico de patrulhamento. O grupamento terá um comando único e também vai coordenar as ações nos demais municípios onde há necessidades de unidades fluviais do sistema de segurança pública”, afirmou.
Leonardo Nogueira disse ainda que para garantir agilidade no tempo resposta do atendimento às ocorrências policiais nos rios, além de efetividade e resolutividade nas ações de novo grupamento fluvial, a secretaria de Segurança deverá firmar termo de cooperação técnica com a Marinha do Brasil. Segundo o parlamentar a parceria vai assegurar ainda a recuperação e a aquisição de novas embarcações para intensificar o combate à pirataria fluvial.