Selo Unale
Projeto Recomeçar forma primeira turma do curso de espanhol

28/05/2013

A sala do Instituto do Legislativo Potiguar ganhou som e poesia durante a última aula do segundo módulo de espanhol do Projeto Recomeçar, que visa capacitar profissionais acima de 50 anos para o mercado de trabalho. Ao som de “Besame Mucho”, de Consuelo Velázquez, a turma de 27 alunos realizou um sarau festivo no término das atividades nesta terça-feira, 28. Além desse grupo, outras 31 pessoas estão concluindo o primeiro módulo de espanhol.

Depois de quatro meses de aula, o clima era de saudade e desejo de continuidade. A funcionária pública Adjanira Teixeira ressaltou a integração social e a importância de se manter sempre ativo. “É importante estudar para exercitar a mente. Até que enfim, alguém teve a iniciativa de pensar no público da terceira idade. É um remédio maravilhoso para o Alzheimer”, ressaltou.
 
A autônoma Solange Souza da Cunha pretende utilizar os conhecimentos para tentar uma chance no mercado de trabalho. “Agora vou fazer um curso para recepção hoteleira e quero ter a oportunidade de estudar inglês e espanhol”, planejou. Baseado em exemplos como o de Solange, o ILP reforça sua missão de oferecer à comunidade uma alternativa educacional. “É mais que um dever cumprido, é um sonho realizado. Estamos felizes em encerrar a primeira turma do Projeto Recomeçar com tanto êxito”, disse a professora Carminha Santos, Coordenadora de Eventos e Cursos à Comunidade.
 
O Projeto Recomeçar oferece cursos de espanhol, inglês e informática para as pessoas com mais de 50 anos. A professora de espanhol, Lusia Menacho, era uma das mais emocionadas, pela intensidade das homenagens dos alunos que por meses compartilharam experiências e estreitaram laços de amizade. “O fator motivacional é outro aspecto especial. Criamos um vínculo de amizade”, lembrou. A abordagem pedagógica foi voltada para a gramática, pronúncia, e interpretação. O resultado está no bilhete abaixo escrito pela aluna Maria do Carmo:
 
“Opte por dedicarme a los estudios para acumular conocimiento y no quedarme ociosa, deprimida. Escogí el  español porque es el  idioma oficial de los países vecinos de Brasil”.
 
 

Acesso Rápido