Curso de Oratória capacita profissionais da Câmara Municipal de Venha-Ver

22/03/2023

A cidade de Venha-Ver, localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte, há 472 km da capital, recebeu nesta terça-feira (21) um importante projeto de capacitação profissional. Trata-se do curso de Oratória oferecido pelo Projeto Conexão Parlamento, da Escola da Assembleia Legislativa do RN.

O curso teve como objetivo desenvolver as habilidades de comunicação e expressão oral dos profissionais da Câmara Municipal de Venha-Ver, que atuam diariamente em contato com a população e com os demais poderes públicos. Participaram também membros da comunidade em geral.

Com aulas teóricas e práticas, a jornalista e professora de Oratória Renata Passos abordou temas como técnicas de apresentação, postura corporal e entonação de voz. Além disso, os alunos puderam praticar as lições, por meio de dinâmicas. “Agradeço à Escola da Assembleia do RN por mais essa oportunidade de levar conhecimento à população, desta vez, na cidade de Venha-Ver, por meio do projeto Conexão Parlamento, projeto este que tenho um carinho imenso em fazer parte dele. Espero que os alunos tenham absorvido conhecimento e levem para a prática no dia a dia”, torce a professora.

Para o assessor jurídico do município, Georgio Gomes, a experiência foi muito positiva. "A aula superou minhas expectativas. Conhecimento é uma dádiva e é necessário estarmos em constante aprendizado, hoje aprendi técnicas que me deram mais confiança e segurança na hora de falar", afirmou.

Já a presidente da Câmara, Jakeline Roberta, destacou a importância da capacitação para o bom desempenho das funções dos profissionais da Casa Legislativa. "A Oratória é uma habilidade fundamental, pois permite uma comunicação mais clara e eficiente com a população e com os demais poderes. Agradeço a todos que fazem a Escola da Assembleia pela atenção dispensada ao nosso município e à professora Renata Passos por ter dividido conosco seus conhecimentos", ressaltou.

O projeto Conexão Parlamento, que oferece cursos de capacitação para profissionais de diversas áreas da administração pública, é uma iniciativa da Escola da Assembleia Legislativa do RN.

Para o professor João Maria de Lima, diretor da Escola da Assembleia do RN, este é mais um exemplo de que, para a Assembleia Legislativa, não há distância para levarmos capacitação e conhecimento: “Trata-se de uma missão que nos foi dada pelo presidente Ezequiel Ferreira e nós não medimos esforços para cumpri-la”.

Em Venha-Ver, a realização do projeto foi viabilizada por meio de parceria entre a Escola da Assembleia Legislativa e a Escola da Câmara Municipal. O resultado, segundo o participante Miguel Queiroz, foi um grande avanço na qualidade dos serviços prestados pela casa legislativa. "Com o curso, esperamos estar mais preparados e eficientes na hora de transmitir informações e defender os interesses da nossa cidade", concluiu.