Selo Unale
Leonardo Nogueira pede ao Governo que disponibilize vacina contra HPV

05/06/2013

 
Os problemas ocasionados pelo vírus HPV foram destacados pelo deputado Leonardo Nogueira (DEM) na sessão plenária desta quarta-feira (5). Na ocasião, o parlamentar solicitou aos representantes do Governo do Estado que disponibilize a vacina quadrivalente contra o vírus, como forma de proteger a população e também evitar gastos com os tratamentos de doenças causadas pelo HPV.
 
Segundo Leonardo, as infecções por HPV são muito comuns entre homens e mulheres sexualmente ativos e tem sido responsáveis por doenças como câncer no colo do útero. “Cerca de 70% desse tipo de câncer é ocasionado pelo HPV. É um assunto que devemos debater e precisamos solicitar ao Governo que vacine a população. Aliás, isso é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde, que essa vacinação seja rotineira”, decalrou.
 
A vacina quadrivalente protege contra os HPVs de nº 6, 11, 16 e 18 e é proposta em três doses, a saber: data escolhida (1ª dose), 60 dias (2ª dose) e 180 dias (3ª dose). A vacina bivalente também é em três doses, mas sendo data escolhida, 30 dias e 180 dias.
 
“As pessoas precisam conhecer o problema para evitar diversos tipos de câncer, Devem estar atentas ao uso de preservativo. Não se trata apenas de uma questão econômica, de reduzir os custos com tratamento, mas é uma questão de salvar vidas”, declarou o deputado.
 
COMISSÃO DE SAÚDE
 

Leonardo Nogueira informou que o secretário de Saúde, Luiz Roberto Fonseca estará na Assembleia amanhã, na reunião de Comissão de Saúde da Casa. Na ocasião, ele deverá falar sobre o trabalho realizado nos hospitais do Estado, além do relatório produzido pelo Tribunal de Contas do Estado, sobre a situação da saúde pública no RN.  

Acesso Rápido