Atraso dos consignados, estrutura e serviços do RN são destacados no horário dos líderes

24/05/2023

O não repasse dos consignados por parte do governo do RN voltou à pauta em plenário. Foi durante o horário de líderes, com pronunciamento do deputado Luiz Eduardo (SDD) na sessão plenária desta quarta-feira (24). O parlamentar citou a reunião na Comissão de Administração, aonde o secretário de Administração do RN, Pedro Lopes, confirmou o atraso de oito meses.

“Foi uma reunião importante para elucidarmos e esclarecer”, disse o parlamentar. Luiz Eduardo também destacou a necessidade do Procon fiscalizar os postos de combustível no RN. “A fim de que haja redução dos valores direto nas bombas e sugiro também que haja fiscalização nos postos de distribuição do gás de cozinha, para que tenham a redução”, disse.

Já a aprovação do arcabouço fiscal, ontem, na Câmara dos Deputados, foi objeto de crítica do deputado Coronel Azevedo (PL). “Foi mais um dia triste para o nosso País. Será um desmantelo gerencial, um endividamento que as futuras gerações irão pagar, pois vai gerar um aumento de despesas independente do crescimento econômico, afrouxando a lei de responsabilidade fiscal”, lamentou.

O deputado criticou a manutenção, no Governo Federal, de 37 ministérios: “Vão aumentar impostos, manter privilégios e serão mais de R$ 500 bilhões para a gastança. No governo passado as folhas foram colocadas em dia, mas agora há fechamento de empreendimentos e isso é preocupante para nossos filhos e netos”, disse.

Em sua fala, o deputado George Soares (PV) agradeceu ao governo estadual as diversas obras em andamento na região do Vale do Açu e as que já estão finalizadas. Ele citou a ordem de serviço para a recuperação da RN-016, de Açu a Carnaubais e da RN-118, que liga o município a Macau, Pendências, Alto do Rodrigues, Ipanguaçu e São Rafael. “Quero agradecer à governadora Fátima Bezerra por atender este pleito e também ao DER. Havia muitas cobranças por parte da população, de forma justa, pois a estrada estava cada vez pior por causa do inverno”, disse.

O deputado também mencionou a reforma no hospital, que já propiciou celeridade em mais de 300 cirurgias para pacientes do SUS. “Desde março a fila das cirurgias ortopédicas e neurológicas está andando e é uma grande vitória para os pacientes do SUS”, disse.

George Soares destacou ainda sua expectativa positiva quanto ao consórcio de saúde da Região do Vale. “Vai ampliar e zerar a fila através da parceria entre Governo do Estado, Sesap e Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos”, disse o parlamentar, que agradeceu as obras significativas que estão em andamento na região.

“Uma delas é a de recuperação e reforma do Ginásio Arnóbio Abreu, equipamento importante da região, que passou mais de 12 anos sem reforma e a governadora foi sensível, atendendo nosso pleito”, disse George, citando também a chegada do Corpo de Bombeiros que irá comemorar um ano de instalação, entre outas obras como a recuperação de mais estradas na região.

Dois temas pautaram a fala do deputado Nelter Queiroz (PSDB). Primeiro o parlamentar citou os ataques que estão acontecendo em Jucurutu, prejudicando os animais e os produtores rurais. “Os cães estão atacando ovelhas e vacas, pois há cachorros soltos e é preciso que o homem do campo receba proteção. Faço aqui um apelo às autoridades e coloco meu mandato à disposição”, disse Nelter.

Em outro momento, o deputado questionou os gastos de algumas prefeituras do RN com bandas para a realização do São João. “Lamento que os municípios gastem grandes valores com festas, podendo utilizar recursos para melhoria de serviços”, disse o deputado. Nelter afirmou que diariamente o seu mandato é procurado por cidadãos de diversos municípios solicitando auxílio, por exemplo, para poder cuidar da própria saúde.