Kleber Rodrigues reafirma compromisso com a inclusão social no RN

20/06/2023

Em pronunciamento durante a sessão plenária desta terça-feira (20), na Assembleia Legislativa, o deputado Kleber Rodrigues (PSDB) reforçou a sua bandeira de atuação em favor da inclusão social. O parlamentar destacou visita recente à sede da Clínica-Escola do Autista, localizada na cidade de Santos, em São Paulo, e comemorou o anúncio do Hospital Santiago Varela, em Natal, para a instalação de um núcleo especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Como todo Rio Grande do Norte é testemunha, nosso mandato tem como uma das suas principais pautas a defesa das pessoas com deficiência. É consenso que a cidadania passa pela inclusão e o processo de incluir traz a obrigatoriedade do abraçar do Estado. E falo abraçar no contexto do Estado, enquanto governos municipais, estaduais e federal, envolverem os autistas em políticas públicas que possam garantir o seu pleno desenvolvimento. Se os serviços públicos conseguem promover a assistência necessária aos autistas e suas famílias, com certeza, teremos uma nova e auspiciosa realidade”, disse ele.

Sobre a visita à Clínica-Escola do Autista, em Santos, o deputado se mostrou entusiasmado com serviços prestados na unidade. “Nos enche de esperança ver o trabalho realizado por essa instituição com atividades voltadas a áreas da saúde, educação e assistência social. Essa clínica atua no tratamento especializado de crianças do espectro autista, oferecendo atendimento com equipe multiprofissional. É uma estrutura de excelência, refletindo na reabilitação eficiente desses pacientes”, relatou Kleber.

Na ocasião, o parlamentar enalteceu também os projetos voltados para a causa em implantação no RN. “A causa do autismo está sendo acolhida com grandes projetos aqui no nosso Estado por uma instituição renomada e respeitada como é o Hospital Varela Santiago. O diretor-geral da unidade, dr. Paulo Xavier, anunciou na imprensa local a instalação de um núcleo especializado para pessoas com TEA. Inclusive, esta semana, me reunirei pessoalmente com ele. Irei conhecer o projeto do Varela para esse Núcleo do Autismo, mas, vamos além, serei um abnegado colaborador”, pontuou.

“A causa da inclusão me encanta pela mudança de vida que podemos realizar a partir dos projetos de reabilitação e, assim, oferecer cidadania a essas pessoas. Aliás, transformações que atingem não apenas os deficientes, mas todo o núcleo familiar e de amigos. É uma nova história que se escreve. Histórias de vida que ganham vida plena e próspera, a partir dos serviços públicos oferecidos”, acrescentou Kleber.

Ao final do pronunciamento, o parlamentar agradeceu a homenagem recebida pela quadrilha ‘Inclusão com Paixão’, de Mossoró, durante a apresentação no Festival de Quadrilhas Juninas de Monte Alegre. “Manifestações como essas aumentam ainda mais nossa responsabilidade e ratificam o nosso compromisso incansável com o processo de construção da inclusão no nosso Rio Grande do Norte”, concluiu.