Selo Unale
Oficinas são novidade na Assembleia Cidadã do município de Santo Antônio

19/06/2013

Oficinas de Leitura e Contação de Histórias, palestras com orientações pedagógicas sobre os cuidados com os animais domésticos e serviços de ortopedia. Essas são as novidades do Projeto Assembleia Cidadã, que acontece no município de Santo Antônio hoje e amanha. Durante os dois de atendimentos serão oferecidos diversos serviços gratuitos para a população santo-antoniense, como retirada de documentação, atendimento médico, oficinas de capacitação, recreação infantil, lazer para a terceira idade, saúde bucal, corte de cabelo, entre outros. A equipe que organiza o evento espera atender uma média de 18 mil pessoas.

De acordo com a educadora Josely Gomes, que é responsável pela parte de educação do evento, as palestras sobre os cuidados com os animais serão ministradas por voluntários de ONGs que trabalham na proteção dos animais. Serão distribuídos dois tipos de cartilhas, uma em formato de quadrinhos, para as crianças e outra com orientações sobre legislação, para os familiares e professores.

“Será uma abordagem de prevenção, sob uma perspectiva educativa. Vamos trabalhar com crianças do Ensino Fundamental 1, com idades entre 8 e 10 anos. Elas vão aprender sobre os direitos dos animais, sobre alimentação, vacinação, a importância da castração, entre outros assuntos”, explicou Josely.

Outra novidade da Assembleia Cidadã é a oficina de Leitura e Contação de Histórias.  Segundo Josely, a busca das escolas por esse tipo de atividade tem sido alta, tendo em vista o grande número de crianças que não são incentivadas a ler. Além disso, Josely acredita que esse tipo de trabalho também resgata obras de literatura infantil que estavam esquecidas.

Para a educadora social Elza Cristina da Fonseca Pereira Dantas, que atua como monitora em uma das turmas da oficina, na Escola Maria Umbelino, esse tipo de atividade estimula a imaginação das crianças. “Nossa missão é trazer para esses meninos e meninas o prazer pela leitura e escrita. O projeto teve uma recepção muito boa. Eles estão adorando. Procuramos trazer temas conhecido deles, como os animais para que possamos conversar e trabalhar a percepção deles”, afirmou.

As obras trazidas pela educadora para ler com as crianças foram “Os três porquinhos”, “A constituinte da nova floresta”, além de um livro interativo. “Trouxemos A Constituinte porque ao mesmo tempo que fala dos animais, da floresta, fala também de votação, de partido. Foi uma maneira de aproximar as crianças da realizada de Assembleia. Para que possam ter em seus vocabulários palavras como ‘legislação’, ‘votação’, entre outras”, afirmou a professora.

HISTÓRICO
A Assembleia Cidadã foi criada em 2006 e já beneficiou mais de 270.000 pessoas em 15 municípios do estado com ações de cidadania nas áreas de saúde, ação social, educação e lazer. De acordo com o planejamento do projeto, mais dois municípios serão assistidos no segundo semestre de 2013. 

Acesso Rápido