Procon da Assembleia bate recorde de atendimentos no primeiro semestre

02/08/2013

O Procon da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte experimentou no primeiro semestre de 2013 um crescimento recorde no número de atendimentos em relação ao ano passado. De janeiro a junho, o Procon atendeu 3666 consumidores em busca de soluções para seus conflitos contra 2907 em todo ano de 2012. A coordenadoria do Procon da Assembleia atribui o aumento da demanda ao maior esclarecimento da população sobre seus direitos, o conhecimento dos serviços oferecidos pelo Legislativo e as dificuldades de funcionamento de outras órgão de proteção ao consumidor.

“Temos uma parceira com o Procon municipal, estadual e Ministério Público que passaram a encaminhar os consumidores para o Procon da Assembleia. Acabamos recebemos essa demanda e a população está sabendo que a Assembleia oferece o serviço”, declarou Dari Dantas, coordenador do Procon da Assembleia.

As empresas de telefonia estão no topo das reclamações, seguidas pelas instituições financeiras e lojas de eletroeletrônicos. Um dado que chama a atenção nas estatísticas do Procon da Assembleia é a busca de esclarecimentos prévios em relação às cláusulas contratuais, evitando a abertura de processos. Esses atendimentos podem ser feitos presencialmente na sede do Procon na Rua Jundiaí, 481, Tirol ou pelo telefone 36159000. No primeiro semestre, 1744 consumidores fizeram consultas ao Procon. Foram abertos 893 processos e 496 terminaram em conciliação. O Procon realizou 1029 audiências no período.

Para o segundo semestre de 2013, o Procon espera um volume ainda maior de atendimentos. Uma campanha educativa será realizada para esclarecer os consumidores dos seus direitos e mostrar os canais de atendimento do Procon da Assembleia. “Nós estamos preparados para atender a demanda até maior que no primeiro semestre”, disse.

Serviço:
Procon da Assembleia – Rua Jundiaí, 481- Tirol. Horário de atendimento: 8h às 12h. Telefone: 36159000