Seminário marca instalação dos cursos do ILP para o 2 semestre

13/08/2013

Em ato que contará com a presença do deputado Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa, o Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) realiza nesta terça-feira, 13, às 9h, o Seminário “Conhecendo o Poder Legislativo Estadual”, evento que vai marcar a instalação dos cursos programados para este segundo semestre.

Tendo como público alvo os participantes do Projeto Assembleia na Copa, que oferece cursos de inglês à comunidade, e do Projeto Recomeçar, que beneficia pessoas da comunidade acima de 50 anos e que desejem reingressar no mercado de trabalho, o seminário será desenvolvido em forma de apresentação dos diversos setores da Assembleia e suas ações integrativas com a sociedade.

Assim, serão demonstrados o funcionamento e critérios de acesso aos serviços do ILP, do Procon, da Assistência Jurídica, da Assembleia Cidadã, e aos projetos culturais oferecidos pela Assembleia. A exposição inicial será do procurar legislativo da Casa, que fará breve abordagem sobre o poder legislativo, mostrando o funcionamento do plenário, das comissões técnicas, falando ainda sobre as audiências públicas e a Assembleia Itinerante.

A parte final do seminário ficará a cargo do diretor da TV Assembleia, que vai situar a ação da emissora na propagação de todas as atividades da Assembleia, incluindo a transmissão do vivo de suas sessões e das reuniões públicas. Na segunda-feira, 12, o ILP deu início aos 29 cursos livres programados para este semestre.  Essa modalidade é formada por cursos nas áreas de informática, línguas (português, inglês, espanhol e latim) e atividades de qualificação funcional, para os quais se inscreveram 804 alunos, dentre servidores da Assembleia Legislativa e pessoas da comunidade.

Dentre os cursos, nesta  manhã  foi instalado o curso de Iniciação ao Latim Jurídico e Clássico, ministrado pelo professor Paulo Lopo Saraiva. As aulas estão sendo realizadas no Seminário de São Pedro, parceiro da Assembleia Legislativa/ILP nos projetos Recomeçar e Assembleia na Copa.

Com carga horária de 20 horas, o objetivo do curso é transmitir noções do latim para aqueles que lidam com o idioma em seus estudos e profissões. Participam seminaristas, padres, servidores de outras repartições públicas, advogados e alunos de áreas diversas.