Hermano apoia movimento dos bancários e se preocupa com insegurança no sistema

03/09/2013

O deputado Hermano Morais (PMDB) manifestou esta tarde (3), apoio ao movimento reivindicatório dos bancários por melhores condições de trabalho e de salários e chamou a atenção para a insegurança no sistema bancário do Estado, que registrou no primeiro semestre deste ano o maior aumento percentual de ataques a bancos.
“A variação desses ataques chega a 225%, uma vez que 39 foram registrados de janeiro a julho deste ano, contra apenas 12 em 2012. A informação é da quinta Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos, no primeiro semestre de 2013, elaborado pela Confederação nacional ados Vigilantes e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, divulgada recentemente”, afirmou.
Hermano disse ainda que o aumento de ataques fez o Estado subir sete posições no ranking nacional de estados, passando da 19ª colocação para a 12ª. Foram registrados sete assaltos e 32 arrombamentos no Rio Grande do Norte.
Ele disse ainda que além da campanha salarial, a categoria dos bancários também tem lutado por melhores condições de trabalho, entre elas a criação de novas vagas no setor.

“As instituições têm diminuído os postos de trabalho e aumentado a responsabilidade dos colaboradores. Os bancos privados que operam no País fecharam 5.800 postos de trabalho nos primeiros sete meses de 2013, andando na contramão da economia brasileira, que gerou 907.214 novos empregos de janeiro a julho. Além disso, o sistema financeiro continua mantendo a política de alta rotatividade como mecanismo para reduzir custos e salários”, afirmou.