Audiência discute futuro e fortalecimento de ecossistemas de inovação no RN

18/10/2023

Desenvolver talentos na área tecnológica por todo o Rio Grande do Norte. Esse foi o foco da discussão realizada na tarde desta quarta-feira (18), na Assembleia Legislativa. Por iniciativa do deputado estadual Francisco do PT, em parceria com o mandato do vereador de Currais Novos Mattson Ranier (PT), uma audiência pública foi realizada para discutir o fortalecimento dos ecossistemas de inovação no Rio Grande do Norte.

Ao todo, o estado possui sete ecossistemas formados e em execução, em todas as regiões. No entendimento do deputado Francisco do PT, o ecossistema de inovação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social de uma região e, por isso, é preciso compreender e promover a interação entre empresas, instituições acadêmicas, governos e investidores para fazer com que os talentos permaneçam no Rio Grande do Norte, inclusive no interior.

"É possível criar um ambiente propício para o surgimento de ideias inovadoras, colaboração entre diferentes setores e a transformação de conhecimento em valor agregado. Discutir o ecossistema de inovação permite identificar oportunidades de crescimento, debater políticas públicas e estratégias para fortalecer a competitividade e a sustentabilidade de uma cidade ou região, impulsionando o surgimento de startups, a criação de empregos qualificados e o desenvolvimento de soluções que abordam os desafios atuais e futuros", disse o deputado.

Também propositor da discussão, o vereador Mattson Ranier disse que o diálogo sobre os ecossistemas de inovação é crucial para engajar empreendedores, pesquisadores e investidores que atuam no estado, além de estimular uma cultura que valorize a criatividade, a experimentação e a busca por soluções disruptivas.

"Precisamos que o Poder Público nos note, perceba que existimos. Ao buscar a formação dos ecossistemas, percebi que cada município estava fazendo um trabalho próprio, mas precisávamos de uma única linguagem, dialogar entre esses talentos. Ao compartilhar experiências, lições aprendidas e boas práticas é possível potencializar a aprendizagem coletiva e acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias e modelos de negócios", avaliou o vereador.

O pensamento é o mesmo do diretor do Metrópole Parque, do Metrópole Digital, Rodrigo Romão. De acordo com ele, o desenvolvimento na área de tecnologia no Rio Grande do Norte já teve impacto positivo na geração de empregos e criação de novas empresas. Segundo ele, em seis anos, a região de Natal passou das 30 empresas e 500 empregos gerados para 120 empreendimentos, com mais de 2,5 mil pessoas trabalhando. Para ele, é importante que exista um direcionamento comum em prol do desenvolvimento do ambiente de tecnologia e desenvolvimento na área tecnológica no Rio Grande do Norte.

"Fazendo uma metáfora, diria que o estado tinha vários instrumentistas de talento, mas que faltava um direcionamento, um maestro. E isso tem ocorrido no Rio Grande do Norte, principalmente com o Sebrae, que tem atuado como maestro. Convido todos os parlamentares a conhecerem os ecossistemas e que, juntos, discutamos como políticas públicas podem contribuir com o setor", disse Romão.

Para o deputado Francisco do PT e o vereador Mattson Ranier, o diálogo e a troca de experiências serão fundamentais para o fortalecimento dos ecossistemas e desenvolvimento dos talentos potiguares.

"Queria agradecer a todos os presentes e lembrar que essa Casa estará sempre aberta para contribuir com a área e iniciativas tão importantes. A audiência é um dos instrumentos que o Legislativo tem em favor da sociedade, para que possamos dar voz a determinadas iniciativas por vezes invisíveis. Para nosso mandato é muito importante promover uma audiência como essa", agradeceu Francisco do PT. "Estamos à disposição para receber sugestões de políticas públicas que possam contribuir. O que é aprovado e discutido aqui nesta Casa é fruto da escuta da sociedade", finalizou.