Selo Unale
Deputada Larissa Rosado apresenta dados sobre a educação pública no RN

17/09/2013

A deputada Larissa Rosado (PSB) destacou durante a sessão desta terça-feira, 17, os resultados da reunião da Comissão Especial, da Câmara Federal, que discutiu a reforma do ensino médio brasileiro, ontem (16), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A comissão está percorrendo os Estados para recolher opiniões e sugestões sobre as mudanças a serem implementadas.  A parlamentar aproveitou para divulgar dados sobre o desempenho do Rio Grande do Norte nas avaliações do ensino público.
 
A parlamentar destacou os dados do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. “Em 2011, o Estado teve um dos piores desempenhos do ensino fundamental do país. Nos anos iniciais fica a frente apenas de Alagoas. A evasão escolar chega a 19% no Rio Grande do Norte e metade dos jovens com 19 anos declaram ter concluído o ensino médio. Resumindo o que se precisa é que os governos tenham cada vez mais empenho para educação”, declarou.
 
Outra denúncia da parlamentar foi em relação a falta de professores. “O Rio Grande do Norte em março de 2013 começou a fazer um tipo de rodízio na rede pública estadual. Três dias de aula e dois em casa, atingindo principalmente os alunos dos últimos anos do ensino fundamental”, denunciou a parlamentar.
Sobre o ensino superior, a deputada Larissa Rosado e a deputada Sandra Rosado estiveram no IFRN na tarde de ontem (16) para tratar sobre o aumento de vagas. “No entorno de Apodi temos cerca de 17 municípios. Nosso desejo é que em 2014 já possa contar com mais cursos de graduação. Ficou acertado a montagem de um grupo de trabalho para fazer o projeto de ampliação”, prestou contas a deputada.

O deputado Hermano Morais (PMDB) reconheceu o esforço da atual secretária de Educação do Estado e falou sobre a importância do ensino em tempo integral. “Acho que temos que discutir a questão do financiamento para ingresso no ensino superior”, acrescentou.  

Acesso Rápido