Aberto oficialmente no RN o Ano da Alemanha no Brasil

21/10/2013

Na sessão solene que marcou, no Estado, a abertura oficial (21) da temporada do Ano da Alemanha no Brasil, o presidente da Assembleia Legislativa (ALRN), deputado Ricardo Motta (PROS), destacou a relação bilateral entre o Rio Grande do Norte e o Estado alemão Renânia-Palatinado, que a partir de 2010 vem se tornando mais estreita.
            A solenidade foi uma proposição do deputado Hermano Morais (PMDB), que em junho último representou a ALRN em missão parlamentar ao estado alemão. Durante o evento foi homenageado o cônsul honorário da Alemanha no Brasil, Axel Serrano Geppert, que recebeu a Comenda do Mérito Legislativo, a maior honraria do parlamento estadual. A governadora Rosalba Ciarlini também prestigiou o ato solene.
            Com o lema Ideias que se encontram, a temporada da Alemanha no Brasil está sendo marcada por uma série de eventos científicos, culturais e no comércio.
            Ricardo Motta destacou a atuação do homenageado, e disse que o empenho pessoal do cônsul foi essencial para o estreitamento dos laços entre as duas federações. O presidente se reportou ao ano de 2009, quando a primeira delegação do RN foi à Alemanha. No ano seguinte, uma comitiva de empresários e políticos alemães da Renânia-Palatinado visitou o Estado.
            O presidente da Assembleia enalteceu o trabalho de Alex Serrano ao longo dos anos: “De lá para cá, por intermédio sempre do cônsul honorário da Alemanha no Rio Grande do Norte, outras visitas foram feitas e os frutos têm sido contabilizados. Empresas se instalando no nosso Estado, alunos potiguares seguindo para estágios na Alemanha, cooperações técnicas se estabelecendo. Enfim, oportunidades em favor do crescimento do Rio Grande do Norte que só foram possíveis graças àquela primeira visita, lá em 2009“.
            O cônsul agradeceu a homenagem e lembrou emocionado que esta foi concedida no dia do aniversário do seu primeiro filho, que completa 13 anos. Ele apresentou um calendário de eventos e de visitas mútuas de missões que serão realizadas no próximo ano entre o RN e a Renânia-Palatinado.
            Alex Serrano, que dedicou seu trabalho de conclusão do curso de Economia pela UFRN ao estudo dos investimentos alemães no País, analisando a história e perspectiva dessa relação, disse que o seu pai teve um papel fundamental na consolidação das suas escolhas e vida profissional: “Ele chegou ao Brasil num navio cargueiro, na década de 50, aos 21 anos de idade e foi cônsul honorário por mais de 40 anos: “Esta medalha é para mim uma grande honra. Alemães e brasileiros estão contribuindo para consolidar essa relação bilateral. Agradeço os que deixaram seus afazeres para prestigiar este momento”, disse.
Parceria
            Hermano Morais, propositor da homenagem, lembrou que muitos frutos desta parceria já estão sendo colhidos: “A consolidação desta cooperação mútua trará ainda mais benefícios para a economia potiguar, pois abre portas para a troca de informações e para a vinda de indústrias e de novas tecnologias. Caminhando juntos, o Brasil e a Alemanha tem muito a ganhar”, disse.
            Na missão à Renânia-Palatinado, o deputado foi acompanhado de empresários potiguares e entidades como a Fiern, Fecomércio, Sebrae e representantes do governo, acompanhando rodadas de negócios e aspectos da cooperação industrial, comercial e tecnológica com o RN.

Na programação cultural desta segunda-feira, a Orquesta Sinfônica da Universidade de Música de Kalrsruhe, renomada na Europa, se apresentará com a Orquestra da UFRN no Teatro Riachuelo.