ALRN tem novo domínio na internet

23/10/2013

Com o propósito de marcar o espaço institucional do Poder Legislativo na rede mundial de computadores, a exemplo do que já fazem os poderes Judiciário (.jus.br) e Executivo (.gov.br) a Assembleia Legislativa do RN passou a utilizar novo domínio na internet, www.al.rn.leg.br. A substituição da extensão “.gov.br” por “.leg.br” deve-se à necessidade de todos os órgãos do Poder Legislativo no país disporem do seu próprio domínio na internet, visando facilitar o reconhecimento do Poder Legislativo na rede de computadores, como ocorreu com o Judiciário. O endereço antigo continuará no ar por um período ainda não definido, sendo a migração feita de forma gradual, de modo a não prejudicar os usuários.

A adoção do domínio .leg.br.visa facilitar o reconhecimento dos endereços das instituições vinculadas ao Poder Legislativo, além de eliminar barreiras técnicas e políticas decorrentes do uso do .gov.br. A transição para o novo domínio será gradual. Os internautas que acessarem o endereço com final .gov.br receberão uma mensagem informando a respeito da mudança e serão automaticamente redirecionados ao endereço com o final .leg.br.

Conforme informações disponíveis no site do Programa Interlegis, o “.leg” é uma inovação mundial introduzida pelo Brasil, criada em agosto de 2011 pelos técnicos do programa, em decorrência da necessidade de distinguir os órgãos do Poder Legislativo, a exemplo do Judiciário, que adotou o domínio “.jus”. A mudança vai beneficiar todo o Legislativo, sobretudo as Câmaras menores, que terão acesso livre, automático, direto e gratuito ao sistema. Para o diretor do Interlegis, Haroldo Tajra, “esta mudança é simbólica, mas muito importante; a sociedade vai reconhecer melhor suas instituições e identificar que somos o Poder Legislativo, que materializa a democracia".

Ao todo já aderiram ao novo domínio cerca de 236 Casas Legislativas brasileiras, incluindo Senado Federal, Câmara dos Deputados e Tribunal de Contas da União (TCU). A Assembleia Legislativa do Amapá foi a pioneira entre as Casas Legislativas Estaduais e a Câmara Municipal de Catanduva-SP, entre as Casas Legislativas Municipais.

O que é o Interlegis
Programa desenvolvido pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal e de promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade. Os meios utilizados são as novas tecnologias de informação (internet, videoconferência e transmissão de dados), que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e os legisladores e entre o Poder Legislativo e o público, visando aumentar a participação da população no processo legislativo. Mais de 3 mil Câmaras Municipais já receberam computadores e impressoras do programa para se ligarem à internet, usarem o correio eletrônico e colocarem suas informações à disposição dos internautas.