Selo Unale
Dr. Bernardo celebra avanço em perícia médica do INSS no Estado

09/09/2025

Em pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (9), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), o deputado estadual Dr. Bernardo (PSDB) celebrou uma conquista “significativa” para a população do Oeste e do Seridó: a nomeação de 12 novos médicos peritos para a região de Mossoró. A notícia é resultado de um esforço que se intensificou após o parlamentar levar o problema à tribuna da Casa na semana passada, denunciando a ausência de perícias médicas presenciais em diversos municípios.

O deputado destacou que agências do INSS em cidades como Baraúna, Caraúbas, Patu, Martins, São Miguel, Jucurutu e Parelhas estavam sem atendimento de perícia médica há quase quatro ou cinco anos, obrigando pacientes a se deslocarem para outras cidades em outros estados, como Ceará e Paraíba, gerando grande dificuldade para a população. Dr. Bernardo citou o caso de um paciente de Rafael Fernandes com tumor cerebral, que teve sua perícia agendada para o próximo ano.

"O que me traz a esta tribuna hoje é um dia de muita alegria", afirmou o deputado. "Ontem, saiu publicado no Diário Oficial da União o chamamento de 12 médicos peritos para Mossoró. A presença desses profissionais, vai fazer com que haja uma distribuição e todas essas agências sejam contempladas e a gente volte a ter a perícia presencial em todos esses municípios. Um avanço importante", celebrou.

O parlamentar agradeceu a intervenção da governadora Fátima Bezerra, que, ao tomar conhecimento do problema, entrou em contato com o Ministro da Previdência Social para buscar uma solução. "A gente espera que em 30, 40 dias a perícia médica nesses municípios já esteja em pleno funcionamento", pontuou o deputado.

A importância do tema foi reforçada pelo deputado Nelter Queiroz (PSDB), que em aparte comentou o assunto. “O governo federal fechou praticamente as agências do INSS onde está o pessoal mais humilde. E Jucurutu não é diferente. Não tem carro para levar o povo. Então, eu espero que a medida saia realmente do papel e não demore muito", disse Nelter.

Dr. Bernardo concluiu sua fala afirmando que, com a chegada dos novos profissionais, a população do interior terá acesso semanal a um médico perito, facilitando a vida daqueles que dependem da avaliação do INSS para ter acesso a benefícios sociais.

Álbum de fotos

Acesso Rápido