Assembleia realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Marinheiro

03/12/2013

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS) disse hoje (3) na sessão solene realizada em homenagem ao Dia do Marinheiro, que se comemora nesta data, que em Natal a história está intimamente ligada com o mar e com a atuação da Marinha.
“É com alegria que a nossa Casa está reunida para celebrar a passagem do Dia do Marinheiro. O mar sempre fez parte da história do Brasil. A data comemorada nacionalmente é uma homenagem ao almirante Joaquim marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, que continua sendo um exemplo de conduta para todos os que abraçaram e seguem com garra, disciplina e bravura a missão militar. Aqui em Natal, a nossa estreita ligação com o mar e com a atuação da Marin há também não é diferente. Foi pelo mar que os primeiros capítulos da nossa história começaram a ser escritos”, destacou.
Ricardo Motta lembrou que em sete de julho de 1941, em plena efervescência da Segunda Guerra foi iniciada a preparação do terreno onde seria erguida a Base Naval de Natal e que sob o comando do Almirante Ary Parreira, um grupo de dedicados funcionários civis e militares atuou para deixar a Base pronta para dar apoio “aos nossos navios e à frota dos aliados no conflito contra o nazi fascismo”.
Ao agradecer a homenagem, o comandante do Terceiro Distrito Naval, vice-almirante Marcos Nunes de Miranda disse que atualmente a Marinha é responsável por uma área equivalente à metade do território nacional. “È a nossa Amazônia Azul – continuou – área marítima que compreende a Zona Econômica Exclusiva e a Plataforma Continental. Por ela, fluem 95% do nosso comércio exterior, são extraídos quase a totalidade de petróleo e gás necessários ao País e estão presentes uma infinidade de recursos vivos e não vivos. Um patrimônio a ser protegido e defendido”.
O comandante destacou as atividades desenvolvidas ao longo do ano pelo Terceiro Distrito Naval, que abrange cinco estados do Nordeste, com o objetivo de assegurar a proteção das águas sob sua jurisdição.
Além disso, foram desenvolvidas ações cívico-sociais próprias e em apoio aos órgãos federais estaduais e municipais, dentre as quais merece destaque o Programa Forças no Esporte, que contempla nas cidades de Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante cerca de 600 crianças e adolescentes, dos sete aos 17 anos, oriundas de famílias em situação de vulnerabilidade social.
“Agradeço à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, na pessoa do seu presidente, deputado Ricardo Motta, pela fidalguia na proposição desta sessão reafirmando o prestígio emprestado à nossa Marinha”, concluiu o vice-almirante.