Selo Unale
ALRN homenageia sistema cooperativista e 50 anos de criação da UCERN

05/12/2013

A implantação há 50 anos do sistema cooperativista no RN foi comemorado hoje (5) na Assembleia Legislativa do RN. A data é relativa à criação da UCERN, União das Cooperativas do RN, implantada em outubro de 1963 e atual OCB RN – Organização das Cooperativas do Brasil. A sessão solene realizada numa proposição conjunta do presidente da Casa, deputado Ricardo Motta (PROS) e do deputado George Soares (PR) rendeu homenagens aos pioneiros da atividade e aos que integram o sistema.

O cooperativismo já funciona em nosso estado há quase 100 anos e em 2015 será comemorado o centenário da atividade, com homenagens ao pioneiro Tércio Rosado Maia, fundador da primeira cooperativa potiguar, a “Mossoró Novo”. No RN as cooperativas congregam quase 74 mil cooperados e 300 mil dependentes diretos, numa estrutura econômica que garante emprego direto e renda para outras 5 mil famílias. No geral os serviços chegam a cerca de 300 mil potiguares e as cooperativas estão mais fortemente representadas nos ramos de saúde, educação e transporte.

“São números muito expressivos. O cooperativismo hoje beneficia de forma direta quase setecentos mil potiguares. E se levarmos em conta os cidadãos de nosso estado que consomem regularmente produtos oriundos de nossas cooperativas, chegaremos facilmente à cifra de um milhão e meio de pessoas! É quase a metade da população do Rio Grande do Norte”, disse o presidente da ALRN.

Ricardo Motta, que preside a Frente Parlamentar de Defesa do Cooperativismo, mencionou a importância do pioneirismo de Tércio Rosado: “Desde então, os potiguares vêm construindo uma história cooperativista de muita luta. Além de Tércio Rosado, não podemos esquecer os nomes dos pioneiros Heráclio Vilar Ribeiro Dantas e sua Caixa Rural de Ceará Mirim; Ulisses Celestino de Góis, criador da Caixa Rural e Operária de Natal; e Dom José Pereira Alves, fundador da Comissão Central de Cooperativismo de Crédito”, afirmou Motta.

O presidente citou ainda Ulisses de Góis, um dos fundadores da UCERN - União das Cooperativas do Rio Grande do Norte, atual Organização das Cooperativas do Brasil (OCB RN),  criada há 50 anos.  A contribuição para o desenvolvimento sócio econômico por quase um século no Estado foi destacada pelo deputado: “É um sistema justo e democrático”, disse.

OCB
Para Roberto Coelho, presidente da OCB nacional, o momento histórico é de grande alegria para todos os que integram o cooperativismo: “É um dia especial porque comemoramos uma data em que poucas instituições no país conseguem chegar e chegamos a com muito esforço. É muito serviço prestado ao Estado e praticamente impossível qualquer cidadão amanhecer o dia sem usar de forma alguma um serviço ou produto do sistema cooperativa em nosso Estado”, disse.

Roberto Coelho se mostrou otimista quanto às perspectivas do setor e disse que era necessário não só a lei, mas a criação de um conselho. A OCB também firmou parceria com a TV Assembleia para a transmissão de programas semanais que irão ao ar destacando as atividades das cooperativas no Estado.

O deputado George Soares destacou a atuação das cooperativas do sistema de eletrificação e de turismo: “Sem esse esforço não haveria energia instalada nos pequenos municípios do RN. Nosso Estado deve o reconhecimento justo e merecido a todas essas pessoas”, disse.  

Acesso Rápido