Militares da Tropa de Paz no Haiti recebem homenagem da Assembleia

11/12/2013

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte reconheceu o trabalho da Tropa do Exército Brasileiro que serviu no Haiti em sessão solene realizada nesta quarta-feira, 11, por iniciativa do deputado Antônio Jácome (PMN). A missão de Estabilização das Organizações das Nações Unidas no Haiti teve início em 1990 e o Brasil é o país que disponibiliza o maior número de membros para o contingente com cerca de duas mil pessoas. O lema “Braço forte, mão amiga, tudo pela paz” traduz o significado da missão.

“Esses homens cumpriram a nobre missão de representar o Exército Brasileiro no Haiti. Recebem a homenagem da Casa do Povo com muita justiça. Os militares deixaram suas famílias e atividades para servirem ao Brasil e a humanidade ao enfrentarem os inúmeros problemas agravados pelo terremoto terrível que ocorreu em janeiro de 2010, quando mais de 220 mil pessoas morreram”, relatou o deputado Antônio Jácome.

A situação do Haiti motivou a renovação das ações da ONU. Atualmente, 350 mil pessoas ainda vivem em campos de desabrigados, mais de 70% da população enfrentam extrema pobreza e 22% das crianças com menos de cinco anos sofrem de desnutrição crônica. “É fundamental que o Brasil participe ativamente da missão. A motivação também é de segurança nacional. Vi o respeito que o Brasil ganhou dentro da ONU por causa desse trabalho. O Brasil está projetando o poder por causa do braço militar. A credibilidade brasileira foi conquistada”, afirmou o Comandante Antônio Ferreira Marques ao falar da importância da ação para que o Brasil integre o Conselho de Segurança da ONU.

Um vídeo exibido na sessão solene retratou o trabalho para ajudar o Governo de transição a garantir um ambiente seguro e estável, além de auxiliar na supervisão, reestruturação e reforma da Polícia Nacional do Haiti, ajudar com programas sustentáveis de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) e auxiliar na restauração e manutenção do Estado de Direito.