Selo Unale
Mulheres recebem homenagem na Assembleia Legislativa

11/03/2014

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promoveu, nesta terça-feira (11), uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, as três deputadas da Casa, Gesane Marinho (PSD), Larissa Rosado (PSB) e Márcia Maia (PSB) foram homenageadas e também reverenciaram o trabalho e o modelo de vida de três mulheres do Rio Grande do Norte, a defensora geral do Estado, Jeanne Karenina Santiago Bezerra, a vereadora de Natal Eudiane Macêdo e a professora Raimunda Almeida. Duas servidoras da Casa também receberam homenagens, procuradora-chefe do Legislativo Estadual, Rita das Mercês Reinaldo e a coordenadora do Núcleo de Administração de Pagamento Pessoal (Nape) da Casa.

A deputada Márcia Maia abriu a manhã de homenagens afirmando que o dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é um dia em que as mulheres são lembradas por uma série de razões, recebendo diversos presentes. “São presentes inofensivos e até gentis, mas que de certa forma, são apenas vírgulas em uma sociedade que ainda impõe a uma maioria esmagadora de mulheres de todo o mundo, uma série de pontos finais. Nos ambientes de trabalho, nas escolas, nas ruas, em suma, na vida de cada uma dessas mulheres. Mais do que uma data para celebrar as conquistas que tem feito as mulheres caminhar rumo a um destino de igualdade”, disse.

Márcia Maia trouxe números relacionados à violência contra mulher, assassinatos, tráfico, exploração sexual, entre outras formas de agressão. Márcia falou ainda das desigualdades enfrentadas pelas mulheres na sociedade, como as diferenças salariais, a fraca atuação política, apesar de termos uma mulher na Presidência da República. “O espaço da mulher na política ainda é tímido”, declarou.

Na ocasião, Márcia Maia fez uma homenagem à vereadora de Natal, Eudiane Macêdo. “Essa potiguar de 33 anos que escolheu a missão pública. Escolheu formalizar algo que ela, por si só, já fazia antes mesmo de por os pés na Câmara Municipal de Natal. E faço essa homenagem, pois Eudiane é o arquétipo da mulher, do ser que se doa em razão dos outros, do ser que, por essência, abraça os demais com um amor, dedicação, como forma de vida. A mulher que sonha em ser mãe, mas que ainda assim, não abdica dos sonhos profissionais, dos desejos pessoais, e ainda consegue reunir tudo isso no espírito público em uma carreira no Legislativo”, disse.

A vereadora Eudiane Macêdo falou em nome das homenageadas e, emocionada, relembrou os momentos de sua trajetória, seus sonhos e o sua vida pública. “A deputada Márcia me fez lembrar de vários sonhos que tinha e ainda tenho. Hoje como pessoa pública, estou aqui para gerar o bem estar de todos, me sinto honrada em receber essa homenagem”, declarou.

LARISSA ROSADO

Larissa lembrou outras mulheres já homenageadas por ela na Assembleia e destacou a homenageada desta terça-feira (11), Raimunda Almeida. “Falar dessa grande mulher, para mim, é uma emoção imensa e um agradável sentimento de revisitação do passado, dos tempos do Colégio Diocesano, eu ainda menina, e Mundinha lá nos ensinando a ser gente grande, sempre com muita doçura e firmeza. Então, é com ternura e gratidão que fazemos mais essa homenagem à Tia Mundinha, mais esse reconhecimento ao papel dela não só como educadora, mas com a grande mulher que é”, declarou a deputada.

Além de homenagens e agradecimento, Larissa convidou à reflexão sobre de que forma podemos contribuir para fazer mais justiça à mulher. “Nós que temos o Dia Internacional da Mulher como um marco no trabalho para igualdade de direitos. Um trabalho que, no nosso mandato, é permanente e feito de ações parlamentares para proteger e valorizar a mulher”, afirmou.

Larissa falou de algumas ações realizadas em seu mandato como a instalação e sede própria da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher em Mossoró, Pau dos Ferros e outros municípios pólo; o Projeto de lei que obriga o Governo Estado a criar centros de recuperação de mulheres usuárias de drogas; o Projeto que destina 10% das casas populares construídas pelo Governo do Estado para mães de família solteiras de baixa renda, entre outras iniciativas. “Esse é um compromisso de todos nós. Porque um mundo mais justo só será possível com a inclusão da mulher, de forma digna e igualitária, no mercado de trabalho e nos demais segmentos da sociedade”, afirmou.

GESANE MARINHO
 

A homenageada da deputada Gesane Marinho (PSD) é a defensora geral do Estado, Jeanne Karenina Santiago Bezerra, “Ela não só é um exemplo de profissional bem sucedida, mas uma mulher determinada e destemida, que galgou sua trajetória e chegou ao topo de sua carreira ajudando as pessoas mais carentes. Seja no seu interior, em São Tomé, distante 107 quilômetros de Natal, ou na capital, Jeanne há 17 anos trabalha em prol das pessoas mais humildes”, afirmou.

Em dezembro de 2011, Jeanne foi nomeada defensora pública geral do Estado. De acordo com a deputada Gesane, quando Jeanne chegou ao órgão, ainda em 2008, só havia dois defensores trabalhando para uma população de mais de 3 milhões de habitantes. Hoje são 40. “O respeito e reconhecimento da Defensoria como órgão de defesa dos direitos da população menos favorecida é apontada como sua maior conquista. A autonomia da Defensoria Pública em relação ao Executivo foi outra vitória conseguida na gestão de Jeanne. Hoje o órgão pode caminhar com suas próprias pernas e elaborar seu próprio orçamento”, informou Gesane.

HOMENAGEM DO PRESIDENTE

O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta (PROS) encerrou a sessão fazendo uma homenagem às deputadas Gesane Marinho, Márcia Maia e Larissa Rosado, além de duas servidoras da Casa, Marlúcia Maciel e Rita das Mercês Reinaldo. “As mulheres merecem nosso reconhecimento e o nosso esforço em favor da igualdade e da preservação e ampliação de suas conquistas. A luta da mulher se expande pela consagração da igualdade de direitos, deveres, valorização cidadã. O dia da mulher é cada dia”, afirmou.

O presidente da Casa destacou o trabalho de cada mulher servidora da Assembleia e, na oportunidade relembrou precursoras como Maria do Céu Fernandes, a primeira voz feminina e altiva no parlamento estadual. “Destaco, em breve espaço de tempo, as minhas colegas e muito mais do que protocolares companheiras, minhas amigas pessoais Márcia Maia, Larissa Rosado e Gesane Marinho. Três mulheres vocacionadas à missão pública e merecedoras de nosso reconhecimento pela coragem, a dedicação aos interesses sociais e à brilhante atividade parlamentar que exercem”, declarou.

Ricardo Motta também homenageou Marlúcia  Maciel que, para o presidente é uma das mais competentes servidoras públicas do Rio Grande do Norte. “Foi responsável pela Coordenadoria de Pagamento de Pessoal do Governo do Estado sublimando divergências partidárias e prevalecendo pelo seu valor moral e profissional. Hoje, para nossa satisfação, realiza trabalho exemplar no Nape, oferecendo seu conhecimento em favor dos nossos servidores”, disse.

A procuradora-chefe do Legislativo Estadual, Rita das Mercês Reinaldo. Procuradora-Chefe do Legislativo Estadual também recebeu homenagem. “Chegou muito jovem aqui e construiu uma carreira legítimada pelo esforço pessoal e o inegável brilho obstinado de uma mulher vocacionada para servir”, declarou.

 

Acesso Rápido